Cultura

Museus expõem questões de sustentabilidade e bem-estar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_casa_do_infante_01.jpg

Filipa Brito

Os vários espaços museológicos da cidade unem-se para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Iniciativas, como visitas guiadas e workshops, acontecem entre 18 e 20 de maio e vão promover questões de sustentabilidade e bem-estar.

A oferta municipal começa na manhã de quinta-feira com uma visita guiada ao Museu Guerra Junqueiro e uma oficina no Reservatório, do Museu do Porto, onde “cada equipa tem como missão descobrir os caminhos do labirinto no espaço que se transforma numa máquina do tempo”.

Neste dia, há, também, uma visita à exposição “Parque da Cidade – Composição da Paisagem”, na Casa do Infante – Gabinete do Tempo, à exposição “Metamorfoses”, no Museu Romântico, “Dos Achados Arqueológicos às Histórias da cidade”, no Reservatório, na Pasteleira, “Aurélia de Sousa – Contexto Social e Familiar”, na Casa Marta Ortigão Sampaio, e à Biblioteca Pública Municipal.

A Casa do Infante promove, durante a tarde, uma “Conversa Resgate” sobre Raul de Caldevilla, “O Homem além do publicitário”.

As inscrições para estas atividades, gratuitas e que se repetem nos três dias de programação, devem ser feitas até 16 de maio.

Na Alfândega do Porto, o Dia Internacional dos Museus celebra-se com visitas à exposição “Os Bosques de Onde Somos” e uma Caça ao Tesouro e, no Museu do Carro Elétrico, haverá oportunidade de fazer uma visita noturna e uma viagem a bordo de um veículo histórico.

A Casa São Roque Centro de Arte também se junta à programação com uma atividade para os mais novos, com uma visita à Casa, Jardim e Parque de São Roque, com recolha de folhas para fazer trabalhos manuais, e a atividade “Dormir: explorações sobre a quietude”, a partir da obra de Ana Jotta.

Música no museu

No sábado, acontece uma edição dos “Caminhos do Romântico – Percursos Especiais” pelo vale de Massarelos, junto do Douro. Os bilhetes, com desconto para os portadores do Cartão Porto., podem ser adquiridos online.

Para a tarde está marcada uma visita à coleção Taveira Sequeira Pinto, no Museu Romântico, de entrada gratuita, mas com necessidade de inscrição prévia. Ao final do dia, o Reservatório oferece música com Maria João Ogre Eletric, que inaugura o Ciclo de Jazz.

A música chega, também, ao Museu Romântico com o piano de João Xavier, que interpreta obras de Johannes, Brahms e Sergei Rachmaninoff. Os bilhetes, também com desconto com Cartão Porto., podem ser adquiridos online.

“Museu papper” com jogos e enigmas

O Dia Internacional dos Museus vive-se, ainda, em espaços como o Museu do Centro Hospitalar do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu Militar do Porto, o Museu do Vitral, o Núcleo Museológico da ESEP, o Centro Português de Fotografia, a Fundação Eng. António de Almeida, o Museu das Marionetas do Porto, o Museu do Papel Moeda, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, a Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva no Jardim Botânico da Universidade do Porto e o Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Nos três dias de programação, todos os museus aderentes juntam-se para organizar o “Museus Paper”, um “peddy papper” onde, “para cada enigma, há uma resposta certa” e, no fim de cada rota, há “uma surpresa”.

A programação completa pode ser consultada no documento em anexo.