Cultura

Museu Nacional de Soares dos Reis apresenta Vida e Segredo de Aurélia de Souza

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Museu Nacional de Soares dos Reis inaugurou, nesta quinta-feira, a exposição “Vida e Segredo” de Aurélia de Souza. Comissariada por Maria Ortigão de Oliveira, a mostra está inserida no programa de evocação do primeiro centenário da morte da artista (1866-1922) e contou com diversas personalidades da vida política e académica da cidade, entre elas o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na inauguração.

A exposição apresenta 92 obras e o cenário remete para o interior de uma casa senhorial do século XIX. Encontra-se organizada em quatro grandes temas: Vidas (o retrato); Espaços (o intimismo); Temas (pluralidade de géneros) e Cores (autorretrato e autorrepresentação). Todas as áreas revelam fragmentos da vida de Aurélia de Souza, uma “mulher feminista radical”, que nunca se casou nem teve filhos, conforme referiu a comissária da mostra, em declarações à comunicação social.

A mostra fica patente até ao dia 21 de maio de 2023 e estão programadas visitas guiadas para famílias e público em geral.