Cultura

Museu Guerra Junqueiro convida vizinhos para um dia cheio de atividades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

rui_oliveira_dia_do_vizinho_01.JPG

Rui Oliveira

O Museu Guerra Junqueiro será o epicentro da próxima edição do Dia do Vizinho, programa que levará àquele espaço da rede do Museu do Porto (e às imediações do morro da Sé) mais de oito horas de programação gratuita. É uma oportunidade para os vizinhos e as comunidades locais conhecerem, em primeira mão, os bastidores da remodelação em curso.

A figura de Guerra Junqueiro será celebrada ao longo do dia, dentro e fora das portas do Museu Guerra Junqueiro, na aproximação do centenário da morte do poeta.Assim, neste domingo, 4 de junho, das 10h00 às 18h00, a equipa do Museu do Porto vai dinamizar um conjunto de atividades que inclui percursos a pé, visitas, conversas, música, oficinas e jogos para os mais novos, culminando num final em festa. O palco é o Museu Guerra Junqueiro – espaço que vai acolher em breve uma nova montagem –, bem como as imediações do Morro da Sé.

Em permanência, ao longo do dia, um conjunto de poemas musicados de Guerra Junqueiro poderão ser ouvidos numa sala especialmente preparada para o efeito. As atividades têm início às 10h00, com uma proposta para famílias: o percurso “Pelos caminhos do Morro da Sé” desafia a aguçar o olhar e descobrir o que a envolvência do museu tem para dar.

Às 11h00, o Coletivo Arisca dinamiza a oficina para os mais novos “Sou corpo-casa”, que repete às 15h00. A programação infantil deste Dia do Vizinho contempla, igualmente, uma sessão de jogos para os mais novos, a partir de poemas e contos de Abílio Guerra Junqueiro, com Graça Lacerda e Inês Sousa Ribeiro.

Carolina Barata abordará os desafios da conservação num museu em remodelação, na conversa andante marcada para as 11h30.

Uma hora depois, Marta Bernardes conduz a visita “Um caso quase desaparecido de Mariologia”, na qual apresentará a Madonna Lactans, a peculiar e rara escultura da tão heterodoxa coleção de Guerra Junqueiro.

À tarde, a programação arranca às 14h30 com outra conversa andante, por Henrique Manuel Pereira, sob o mote “Poesia e música em Guerra Junqueiro”, pretexto para a redescoberta do poeta cujo centenário da morte se aproxima.

Tendo em conta a localização do Museu Guerra Junqueiro em pleno Centro Histórico do Porto, Património Mundial pela UNESCO desde 1996, Alda Bessa orienta um percurso temático pelas ruas deste núcleo classificado, desde a Sé até à Ribeira.

Lançando um olhar às existências, vestígios, ou memórias que aconteceram no processo de evolução urbana e arquitetónica da velha Rua do Redemoinho, antiga Rua dos Cónegos e atual Rua D. Hugo, o arquiteto Luís Aguiar Branco conduz, às 15h30, a conversa andante “Arquiteturas em Redemoinho”.

Os bastidores da remodelação

A oportunidade de conhecer em primeira mão as linhas de pensamento que conduziram esta nova montagem da exposição permanente do Museu Guerra Junqueiro surgirá às 16h30, na mesa-redonda “Os bastidores de uma remodelação”, com moderação do diretor do Museu do Porto, Jorge Sobrado, e a participação de Henrique Manuel Pereira e Luís Tavares Pereira.

A programação culmina às 17h30, ao som de “6 pairs of consecutive triangle numbers”, guiados por Zé Figueiredo, músico e cofundador da Cooperativa Frenesim: “A construção da música eletrónica por camadas sucessivas de som propõe aqui um diálogo com as salas do Museu em montagem, onde o minimalismo busca inspiração na geometria, e a tensão entre o regular e o irregular dita o caminho para descobrirmos o novo e o familiar”.

O “Fim em Festa” está marcado para as 18h00, num Porto de Honra com todos os amigos e vizinhos do museu.

A participação nas atividades do Dia do Vizinho é gratuita, mediante inscrição prévia através do formulário.

Haverá um conjunto de lugares que só será disponibilizado no local, cerca de 30 minutos antes de cada evento. Mais informações e programa completo aqui.