Cultura

Museu e Bibliotecas oferecem atividades para as férias dos mais novos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_atividade_ferias_Museu_Bibliotecas_01.JPG

DR

A oferta educativa para o período de férias arranca com dois programas na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Não faltam opções para todas as idades.

A primeira proposta do Museu e Bibliotecas do Porto é construir uma comunidade de investigação filosófica para aprender a pensar filosoficamente. Em “Filosofário – Do Pensar Crítico e Criativo”, crianças dos seis aos 10 anos vão aprender a refletir sobre a realidade que os circunda, a tomar posições, a aprender a debatê-las com os outros, justificando-as.

A atividade é dinamizada por Clara Santos Costa e Marco Coutinho (Astro Fingido), e decorre até sexta-feira (7 de julho) das 10h00 às 12h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Esta oficina regressará para uma segunda edição, nos mesmos moldes, durante a semana de 18 a 21 de julho, no horário das 15h às 17h. A participação é gratuita, com inscrição semanal obrigatória.

Cem anos em quatro dias

A celebração do centenário da morte de Guerra Junqueiro (1923-2023) também passa pelas atividades educativas de férias. Os mais novos, entre os três e os seis anos, terão oportunidade de entrar nos mundos poético e narrativo, vegetal, animal e humano do poeta, através de experiências educativas e artísticas, em contexto de contacto com jardins da cidade.

“Guerra Junqueiro: Cem Anos em Quatro Dias” arranca nesta semana, das 15h00 às 17h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Na semana de 18 a 21 de julho, das 10h00 às 12h00, o palco será a Biblioteca Popular de Pedro Ivo. A participação é gratuita, com inscrição semanal obrigatória.

Com Helena Vieira, Mónica Santos e Verónica Magalhães, os participantes vão explorar a natureza a partir de um conjunto de contos de Guerra Junqueiro, recolher elementos naturais nos Jardins do Palácio de Cristal, aprender sobre relação entre a fauna e a flora, sem esquecer a musicalidade de alguns poemas do autor.

Na semana de 18 a 21 de julho (10h00 às 12h99), a Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe também a oficina “Sussurros – Desenho e Poesia Visual”, com Catarina Real. Centrada no desenho de sussurros, e na tradução de texturas sonoras para texturas visuais, esta atividade destina-se a crianças dos 8 aos 12 anos.

Mãos que falam

Adotando o título de “A Musa em Férias”, volume de poesias de Guerra Junqueiro, a atividade parte do mote “Mãos que falam” para um programa de três semanas de atividades em torno das mãos: atividades exploratórias de âmbito artístico-pedagógico, física e mentalmente saudáveis, considerando os espaços envolventes, os espólios patrimoniais materiais e imateriais, sejam eles objetos de arte pequenos ou grandes, nos edifícios e na natureza que os circunda.

Com conceção e coordenação de Virgínia Mota, o programa arranca na semana de 10 a 14 de julho para os escalões dos três aos 6 anos (10h00 às 13h00, no Museu Romântico – Entrequintas) e dos sete aos 12 anos (14h30 às 17h30, no Reservatório).