Cultura

Museu e Bibliotecas do Porto celebram Abril (e a Liberdade) até dezembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

viriato_soromenho_m.jpg

José Alex

Sob o mote “Revolução, Já!”, o Museu e Bibliotecas do Porto iniciam já no próximo dia 21 de março um programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Participação, pensamento, poesia e imagem são os pilares programáticos de um conjunto multifacetado de iniciativas que se prolongam até dezembro.

Celebrar 50 anos de liberdade e da Revolução dos Cravos instigou a criação de um vasto programa de pensamento e participação, de criação artística e literária, com forte carácter público. “Revolução, Já!” formaliza um “grito” convocatório que procura recuperar o entusiasmo de Abril, inscrevendo a “ideia e a experiência de revolução num sentido de emergência e futuro”, assinalam Jorge Sobrado e José Bragança de Miranda, comissários do programa.

A programação, de entrada gratuita, irá decorrer, maioritariamente, nos espaços do Museu e Bibliotecas do Porto, mas também no espaço público, epicentro reivindicado por Abril.

Ciclo de cinema apresenta “Outras revoluções”

“Revolução, Já!” abre-se ao público com o ciclo de cinema “Outras Revoluções", com curadoria de Edmundo Cordeiro. É na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) que serão projetados e comentados 10 filmes que trazem revoluções de outras geografias e tempos históricos, incluindo as do próprio cinema.

A primeira sessão está marcada para o dia 21 de março, às 21h30, com a projeção de “Les amants réguliers” (Os Amantes Regulares) de Philippe Garrel. Entre o gás lacrimogéneo e os vapores de ópio, Garrel filma as noites impetuosas de um grupo de jovens de 20 anos em pleno Maio de 68. A sessão será apresentada pelo curador.

No dia 11 de abril, à mesma hora, Maria João Madeira e Moisés de Lemos Martins apresentam “Brandos Costumes”, de Alberto Seixas Santos. Segundo João Lopes, o filme tem como objetivo "dizer um nome, evocar uma imagem e pô-los — nome e imagem — em cena: S-A-L-A-Z-A-R."

Na véspera da efeméride, no dia 23 de abril, é a vez de “Dina e Django”, de Solveig Nordlund, ocupar o palco da BMAG. O escritor, argumentista e professor universitário, Rui Cardoso Martins, irá aprofundar o filme que tem a Revolução de 1974 como pano de fundo.

Fórum do Futuro está de regresso

O ciclo de pensamento Fórum do Futuro está de regresso. A par da programação de cinema, são 10 as conferências em torno das revoluções do presente e do futuro, nos domínios da história e natureza, política, economia, arte e ciência.

O ciclo inicia-se no dia 28 de março, às 18h00, com a conferência “Chegámos ao Antropoceno: como pensar a rota de colisão entre os tempos da história e da natureza?”, conduzida por Viriato Soromenho-Marques, catedrático de Filosofia na Universidade de Lisboa e, desde 1978, ligado às causas globais do combate à crise ambiental e climática, da paz e dos direitos humanos.

No dia 19 de abril, também a partir das 18h00, o professor catedrático Markus Gabriel propõe a tese “Revolucionar o nosso autorretrato. O que é preciso para superar a era da crise”. Como um dos fundadores da corrente filosófica Novo Realismo, Gabriel argumentará a necessidade de uma revolução da compreensão coletiva na dialética humano-natureza.

Poesia pública: 50 autores, 50 poemas

Porque da palavra sonham-se e concretizam-se revoluções, a poesia assoma as ruas do Porto, de ocidente a oriente, na alvorada de 10 de abril. São 50 poetas portugueses, muitos deles portuenses, convidados a criar um poema inédito para integrar uma edição original inspirada no imaginário da revolução.

Uma seleção de trechos ou conjuntos de versos destes 50 poemas, despojados de assinatura autoral como forma de promover uma apropriação coletiva, será espalhada pela rede de mupis da cidade.

O programa “Revolução, Já!” é de acesso gratuito, com lotação limitada. Consulte o programa e condições de acesso aqui.