Cultura

Museu do Porto promove publicação inédita de Guerra Junqueiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Antonio_Carneiro_Guerra_Junqueiro.jpg

Retrato de Guerra Junqueiro, 1923 |Biblioteca Púbica Municipal do Porto

António Carneiro, desenho a grafite

O Museu do Porto promove a publicação inédita de “Imagens da Palavra”, no âmbito da programação desenhada para assinalar o centenário da morte do poeta Guerra Junqueiro.

A edição fac-símile da poesia de Guerra Junqueiro recupera as colaborações entre o poeta e os artistas António Carneiro e Teixeira Lopes (pintura, desenho e fotografia de escultura), publicadas n'O Comércio do Porto Ilustrado e no Diário de Notícias Ilustrado.

A publicação será lançada, oficialmente, durante a sessão evocativa dedicada às comemorações do centenário da morte do poeta Guerra Junqueiro, a partir das 14h30 de sexta-feira, 7 de julho, nos Paços do Concelho.

Caberá ao diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, moderar uma conversa que conta com a participação da diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, do professor, crítico de arte e ensaísta Bernardo Pinto de Almeida, e do professor e investigador Henrique Manuel Pereira, que coordenou a investigação da obra.

O volume conta com 27 poemas de Guerra Junqueiro, harmonizados com 18 ilustrações de António Carneiro (desenho) e seis da autoria de Teixeira Lopes, entre ilustrações de poemas e separadores de edição (escultura, baixo baixo-relevo e desenho).

A obra inclui, ainda, uma iluminura de Roque Gameiro e um desenho de Eduardo de Moura.