Cultura

Museu do Porto dedica curso breve de julho a Guerra Junqueiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_curso_breve_guerra_junqueiro.jpg

DR

No âmbito da programação delineada para assinalar o centenário da morte de Guerra Junqueiro, o Museu do Porto evoca a figura do poeta no Curso Breve de julho. A atividade organiza-se em quatro sessões, com a coordenação de Henrique Manuel Pereira, decorre no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e começa a 3 de julho.

Este curso procurará explorar e dar a ver a figura poliédrica, hoje profundamente desconhecida, de Guerra Junqueiro, cujo centenário de morte se assinala em 2023. “Entre os grandes poetas que brilharam na segunda metade do nosso século XIX, nenhum provocou mais desencontradas críticas à volta da sua obra do que Guerra Junqueiro”, diz Helena Rocha Pereira sobre o poeta.

Junqueiro poeta e escritor; Junqueiro político, cidadão e diplomata; Junqueiro agricultor; Junqueiro colecionador; Junqueiro, homem livre e de causas, homem comprometido e crítico do seu tempo, sensível e espiritual, regra geral incompreendido: todas estas dimensões serão abordadas no Curso Breve, que decorre nos dias 3, 4, 10 e 11 de julho, sempre das 18h00 às 20h00, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Henrique Manuel Pereira, que assume a coordenação da iniciativa, é professor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e coordena o Projeto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro. É autor de vasta bibliografia, de que se destacam os trabalhos sobre Guerra Junqueiro e Cultura Portuguesa, e tem sido distinguido com vários prémios e menções honrosas.

A participação no Curso Breve requer inscrição e as vagas são limitadas à lotação do auditório. Mais informações disponíveis na página do Museu do Porto.