Sociedade

Museu do Holocausto reabre ao público

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_museu_do_holocausto_06.jpg

Miguel Nogueira

O Museu do Holocausto do Porto reabre, ao público em geral, na próxima quinta-feira, Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição, três meses e meio depois de encerrar por causa da pandemia.

Durante esse tempo, o museu continuou a receber escolas de todo o país, sendo que, no ano passado, totalizou 40 mil visitantes, principalmente jovens.

O Museu do Holocausto foi criado pela Comunidade Judaica do Porto (CIP/CJP) e abriu oficialmente as portas ao público em abril de 2021, na Rua do Campo Alegre.

Considerado o primeiro do género na Península Ibérica, o museu retrata a vida judaica antes do Holocausto, o Nazismo, a expansão nazi na Europa, os Guetos, os refugiados, os campos de Concentração, de Trabalho e de Extermínio, a Solução Final, as Marchas da Morte, a Libertação, a População Judaica no Pós-Guerra, a Fundação do Estado de Israel, Vencer ou morrer de fome, Os Justos entre as Nações.

Os visitantes podem visitar uma reprodução dos dormitórios de Auschwitz, uma sala de nomes, um memorial da chama, cinema, sala de conferências, centro de estudos, corredores com a narrativa completa, fotografias e ecrãs, exibindo filmes reais sobre o antes, durante e o depois da tragédia.

O museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 14,30 às 17,30 horas, e tem entrada gratuita para todas as idades.