Cultura

Museu do Holocausto mantém entrada gratuita até junho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No Dia Internacional dos Museus fica a sugestão de visita ao Museu do Holocausto, o primeiro museu da Península Ibérica a abordar este período negro da história mundial. Até junho, a entrada é gratuita.

Esta manhã, Rui Moreira visitou o museu localizado na Rua do Campo Alegre, a convite de Dias Ben Zion, presidente da Comunidade Judaica do Porto, comunidade essa responsável pela criação deste espaço museológico, que pretende perpetuar a memória do genocídio, de que foram vítimas os seus pais, avós e familiares.

No interior do museu, estão reproduzidos os dormitórios do campo de concentração de Auschwitz, uma sala com o nome das vítimas, um memorial da chama, mas também salas de cinema e de conferências e um centro de estudos, circuito por onde passaram os visitantes, que para além do presidente da Câmara do Porto, contou, entre outros elementos da comitiva, com a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

A ideia da criação deste museu começou a ser concebida em 2013, ano em que a Comunidade Judaica do Porto partilhou com o Museu do Holocausto de Washington DC, nos Estados Unidos, todos os arquivos de que dispunha referentes a refugiados que passaram pela cidade do Porto. O acervo inclui documentos oficiais, testemunhos, cartas e centenas de fichas individuais, que estão agora expostos, assim como outros documentos e objetos, os Sifrei Torá (rolos da Torá), deixados pelos refugiados na Sinagoga do Porto durante a Segunda Guerra Mundial.

À imagem do museu norte-americano, o Museu do Holocausto no Porto procura ao longo dos seus corredores contar toda a história da perseguição, tortura e assassinato de mais de seis milhões de pessoas pela Alemanha de Adolf Hitler, através de fotografias e ecrãs que exibem filmes reais sobre um acontecimento também conhecido por "Shoah" ou "Solução Final".

O espaço museológico, sob curadoria de Hugo Vaz, vai também investir no ensino, na formação profissional de educadores, bem como na promoção de exposições, encorajando e apoiando a investigação.

Com entrada gratuita até junho, o Museu do Holocausto está de portas abertas nos dias úteis, entre as 14,30 e as 17,30 horas.