Cultura

Museu da Cidade promove oficina de impressão sobre cartazes de intervenção

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Do Prelo ao Protesto: Cartazes e Panfletos de Agitação" é a primeira de uma série de oficinas que vai acompanhar as exposições do Gabinete Gráfico do Museu da Cidade. Realiza-se no sábado, dia 12 de junho, e as inscrições estão a decorrer.

No contexto da exposição “Panfletarismo”, que encerra a 20 de junho, a oficina pretende recriar estratégias de comunicação que foram utilizadas em panfletos de agitação na clandestinidade e em cartazes de eventos no pós-25 de Abril.

Durante os dois módulos previstos, será disponibilizado um conjunto de frases e palavras de ordem para serem reconfiguradas e compostas para impressão em prelo tipográfico.

Num total de seis horas (três horas de manhã para cartazes A3 e três horas de tarde para panfletos A7 impressos em papel de seda de 40grs), a oficina contará também com a presença de dois membros do Partido Comunista Português que irão partilhar a sua experiência na produção e difusão de panfletos na clandestinidade.

A iniciativa, promovida pelo Museu da Cidade, é gratuita até à lotação de dez pessoas. As inscrições podem ser realizadas aqui ou através do email bmp@cm-porto.pt.

As oficinas pertencem, tal como as escutas, as derivas, ou as sondas, aos programas operativos do Museu da Cidade. Têm periodicidade variável e desenvolvem-se em torno das exposições ou das coleções, dentro duma lógica de fazer-saber e saber-fazer.

A segunda oficina tem já data marcada para o dia 24 de julho, no âmbito da exposição “Materiais Inflamáveis”, cuja data de inauguração será anunciada em breve.