Cultura

Museu da Cidade promove curso sobre obra de Eugénio de Andrade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_curso_breve_Eugenio_de_Andrade_01.JPG

DR

Acompanhando o programa que evoca o centenário do nascimento do poeta, o curso breve contará com quatro sessões, onde serão abordados temas essenciais da obra de Eugénio de Andrade. Com orientação de Maria João Reynaud, irá decorrer em todas as segundas-feiras de fevereiro.

Cem anos depois, a poesia de Eugénio de Andrade e a sua qualidade fizeram dele um clássico dos nossos dias. Para além de ser um autor com uma obra consensual – e uma referência que se mantém -, as suas palavras e as ideias são motivo de estudo e base para a investigação em várias instituições nacionais e internacionais. O Museu da Cidade lança, como complemento à grande exposição “Eugénio de Andrade, a Arte dos Versos”, que ocupa o Gabinete Gráfico na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), um Curso Breve onde estarão em foco os temas essenciais da poesia do autor: o amor, o erotismo, a natureza e o tempo.

Durante as quatro sessões propostas, será elaborado um “breve dicionário” como ferramenta de leitura, que permita introduzir os participantes no imaginário de Eugénio de Andrade.

A orientação do curso será da responsabilidade de Maria João Reynaud, professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde ensinou Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, e que se tem debruçado sobre a poesia portuguesa contemporânea, consagrando estudos a poetas como Eugénio de Andrade, Fernando Echevarría, Albano Martins ou Fernando Guimarães.

O Curso Breve desenvolve-se todas as segundas-feiras de fevereiro, entre as 18h00 e as 20h00, no Auditório da BMAG.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 3 de fevereiro. Mais informações disponíveis aqui.