Cultura

Museu da Cidade promove curso sobre a obra de Franz Kafka

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Kafka_UM_AUTOR_SEMPRE_ATUAL_01.JPG

DR

Estão abertas as inscrições para o novo curso breve do Museu da Cidade que pretende explorar a obra de Franz Kafka (1883-1924), um dos autores mais importantes do século XX.

"Um autor sempre atual" é o título que dá o mote para o 11.º curso breve do Museu da Cidade, que procura encontrar diferentes interpretações de textos da autoria de Kafka, tendo em conta os contextos históricos e biográficos do próprio autor por entre dois dos seus contos mais populares, mas também através de textos do seu diário e das suas cartas.

O programa está estruturado em quatro sessões, a cargo de Gonçalo Vilas-Boas, professor catedrático, na área de literatura de expressão alemã, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A primeira sessão servirá para uma contextualização biográfica e estilística do autor; na segunda serão introduzidas as suas noções de ficção; já na terceira dar-se-á atenção à mundividência do escritor e como este olhar é traduzido no célebre conto "A Metamorfose"; por fim, na quarta e última sessão, os participantes serão desafiados à indagação do romance "O Processo".

Kafka é considerado uma personalidade complexa, intrigante e polémica, alvo de categorizações diversas e divergentes, mas um dos mais influentes escritores da história da literatura moderna.

As sessões vão decorrer nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, entre as 18 e as 20 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. As inscrições estão abertas até ao dia 4 de novembro e podem ser feitas online.

PROGRAMA:
1.ª sessão - FRANZ KAFKA: TEXTOS E CONTEXTOS. Praga, a família, o judaísmo, a linguagem. Visita a alguns aforismos.
2.ª sessão - A PROSA CURTA COMO INTRODUÇÂO AO UNIVERSO FICCIONAL DE FRANZ KAFKA. “A pequena Fábula”, “O novo advogado”, “Na galeria”, “Perante a Lei”.
3.ª sessão - O CONTO EM KAFKA. A IMPORTÂNCIA DAS PERSPETIVAS: O CONTO “A METAMORFOSE”. Ficção e realidade: o mundo visto pela personagem.
4.ª sessão - O PROCESSO DO ROMANCE INCOMPLETO “O PROCESSO”. O processo, a impaciência, a degradação. A Lei e a lei.