Cultura

Museu da Cidade promove ciclo de concertos e conversas em torno do romantismo na música

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Extensao_do_Romantismo.jpg

DR

Arranca hoje, às 19 horas, na Extensão do Romantismo, um ciclo de breves concertos seguidos de conversas de final de tarde, dedicado à Música e Romantismo. A pianista e investigadora Sofia Lourenço e o maestro, organista e teórico Pedro Monteiro são os anfitriões, recebendo como primeiro convidado Rui Vieira Nery para uma reflexão sobre o romantismo na cidade através de dois compositores paradigmáticos: João Guilherme Bell Daddi e Óscar da Silva.

A Extensão do Romantismo do Museu da Cidade constitui-se assim como uma câmara de ressonância sonora onde, por um lado, se propõe recuperar o repertório musical da cidade, por outro, revisita autores canónicos da Época Romântica, analisando a persistência e a reinvenção do espírito Romântico no nosso tempo.

A primeira sessão do programa Música e Romantismo, que decorre no salão da Extensão do Romantismo, antigo Museu Romântico, tem como protagonista o piano, o verdadeiro instrumento musical da Era Romântica.

Peças dos compositores João Guilherme Daddi e Óscar da Silva, portuenses nascidos em Miragaia e Paranhos serão interpretadas e discutidas. Daddi (1813-1887), afirmou-se como pianista, tendo o seu talento enquanto intérprete impressionado Liszt, mas foi também um agente importante na promoção da vida artística e cultural na época, tendo sido um dos fundadores da Sociedade de Música de Câmara. Enquanto compositor, dedicou-se à música sacra e teatral, mas também de algumas peças para piano que demonstravam o seu domínio da técnica pianística, como Il Lamento e Andante Cantabile, agora interpretadas por Sofia Lourenço. Já do compositor Óscar da Silva, que se definiu como um “romântico espontâneo” com peças que revelam um carácter intimista do romantismo tardio, a pianista interpretará Dolorosa (Triste Canzone), Mazurkas Op.9 e Valsa n.º2,

O ciclo acontece todas as últimas quintas de cada mês sempre às 19 horas, até março de 2022. A próxima sessão, a dia 28 de outubro, é dedicada ao Romantismo Alemão, tendo como convidado John Greenfield. Os bilhetes estão disponíveis nas estações do Museu da Cidade 48 horas antes de cada sessão, ou na bilheteira online.