Cultura

Museu da Cidade: Extensão do Romantismo abre com Herbário de Júlio Dinis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_inauguracao_Museu_Romantico_01.jpg

Filipa Brito

O Museu da Cidade abre a Extensão do Romantismo, acompanhando a edição de 2021 da Feira do Livro do Porto. Com um horário alargado e acesso gratuito nos primeiros fins de semana, o espaço acolhe a exposição “Quando a Terra Voltar a Brilhar Verde para Ti”, que tem como base o famoso Herbário de Júlio Dinis, autor evocado na edição deste ano do festival literário.

A Extensão do Romantismo torna-se, assim, a mais recente estação a juntar-se ao rol de espaços que fazem parte do Museu da Cidade do Porto. Instalado na Quinta da Macieirinha, no antigo Museu Romântico, o novo espaço museológico constitui-se como um local em torno da ideia de romantismo e reflexão sobre o seu impacto e influência na cidade do Porto, com um interior renovado. Despiu-se dos adereços de cada burguesa oitocentista, abrindo-se agora a um novo tempo, em sintonia com a contemporaneidade.

A abertura ao público coincide com a realização da nova edição da Feira do Livro do Porto, e decorre a 28 de agosto. No espaço poderá ser visitada “Quando a Terra Voltar a Brilhar Verde para Ti”, exposição que “rouba” o título a um verso do poeta alemão Hölderlin, também usado pela dupla de cineastas Jean Marie Straub e Danièle Huillet para o seu filme sobre a morte do filósofo grego Empédocles.

No local poderá ser apreciado o famoso Herbário de Júlio Dinis em diálogo com desenhos e esculturas de artistas como Rui Chafes, Ilda David, Teixeira de Pascoaes, Manuel Rosa e Lourdes Castro. Há ainda pinturas murais de José Almeida Pereira, realizadas a partir de obras de artistas ligados ao imaginário romântico, e uma composição sonora original de Jonathan Uliel Saldanha e Pedro Monteiro.

A Extensão do Romantismo pode ser visitada de terça-feira a sexta-feira, das 10 às 17,30 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 21 horas, sendo a entrada gratuita durante a Feira do Livro 2021. A exposição pode ser vista até 27 de fevereiro de 2022.