Cultura

Museu da Cidade estreia “Diálogos Ímpares” no Dia Internacional dos Museus

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foto_Guedes_Dialogos_Impares_Museu_Allen.original.jpg

O Dia Internacional dos Museus celebra-se em todo o mundo na quarta-feira, 18 de maio, e em 2022 o tema escolhido para a ocasião é O poder dos espaços museológicos para transformar o mundo. Neste contexto, o Museu da Cidade será palco, ao longo do dia, para quatro visitas que serão espaço de reflexão e debate sobre o poder do museu. No final do dia será lançado, na Extensão do Romantismo, o programa semanal Diálogos Ímpares.

Esta primeira sessão do novo programa de conversas semanais que se realizarão todas as quartas-feiras, entre as 19 e as 20 horas – Um convidado | Um tema – a partir da nova montagem da Extensão do Romantismo vai contar com a participação de Cristina Pimentel e a moderação de Nuno Faria.

O diretor artístico do Museu da Cidade e a presidente do conselho de administração da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto – licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mestre em Gallery Studies pela University of Essex, Reino Unido, e doutorada pela mesma universidade, tendo defendido tese sob a orientação do Prof. Peter Vergo subordinada ao tema: Portugal´s Museum System: Towards a New Theorethical Model for its Study – vão abordar a história do primeiro museu a abrir as suas portas ao público em Portugal.

A sessão Do Museu Allen ao Museu Municipal do Porto: Tensões, Contradições e Narrativas que Acompanharam a Sua Evolução decorre na Extensão do Romantismo, com início às 19 horas, e traçará o trajeto do espaço fundado na cidade do Porto, no segundo quartel do século XIX. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através de formulário, e limitada a 40 participantes.

Antes, ao longo do dia, decorrerá um programa de visitas e conversas que percorrem várias das estações do Museu da Cidade e convidam toda a comunidade a pensar o Museu como um espaço de Poder. Em parceria com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as visitas vão passar pela Extensão do Romantismo (10 às 11 horas, com Rita Ladeiro), Casa Marta Ortigão Sampaio (11,30 às 12,30 horas, com Ana Rita Mendes), Casa Guerra Junqueiro (14,30 às 15,30 horas, com Ana Sofia Simões) e Extensão do Douro (16 às 17 horas, com Nuno Faria).

Cada visita tem a duração de 40 minutos e é seguida de uma conversa sobre o poder dos museus, a partir de um objeto ou coleção selecionados em cada estação do Museu da Cidade. Todas as visitas são gratuitas, mediante inscrição prévia através do e-mail mdc.educativo@cm-porto.pt, e limitadas a 15 participantes.

No final do programa, às 17,15 horas, será servido um copo de Vinho de Porto no Gabinete do Vinho da Extensão do Douro, em jeito de celebração pelo poder dos museus. Consulte mais informações aqui.