Cultura

Museu da Cidade e bibliotecas municipais promovem curso sobre o escritor Júlio Dinis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_BMAG_04.jpg

Filipa Brito

Estão de regresso ao formato presencial os Cursos Breves dinamizados pelo Museu da Cidade e pelas Bibliotecas Municipais do Porto. O primeiro desta nova etapa é dedicado a Júlio Dinis – Geminações e Disseminações Românticas, antecipando a homenagem que a Feira do Livro fará ao escritor na edição deste ano. Serão quatro sessões que acontecem na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. As inscrições terminam esta quinta-feira, 3 de junho.

A obra e a vida do médico Joaquim Guilherme Gomes Coelho (1839-1871), conhecido pelo seu principal pseudónimo literário, Júlio Dinis, são o foco, reencontrando uma ficção algo esquecida e menos sujeita a um olhar contemporâneo.

Ao longo das quatro sessões lança-se um convite à leitura contextualizada, capaz de alargar os horizontes interpretativos, num modelo de fruição da sua escrita, lentamente saboreado, estimulando a infinita capacidade de significação do romance do séc. XIX.

“Uma Família Inglesa - cenas da vida do Porto” constitui a principal proposta, mas também se revisitam “As Pupilas do Senhor Reitor” e “A Morgadinha dos Canaviais”, observando a construção cuidadosa de personagens, o tempo e espaço de arquitetura rigorosa, a voz narrativa clara e o rigor descritivo que assinalam o dealbar de uma estética realista/naturalista.

As relações entre a escrita, as pinturas e as esculturas coevas permitem ainda aprofundar e alargar a metáfora da germinação e disseminação românticas, entendidas enquanto promenade no território metamórfico de Proteu, diverso e fértil, predizendo um futuro que se alongará até ao nosso presente.

O curso, orientado por Dália Dias, acontece às segundas-feiras, dias 7, 14, 21 e 28 de junho, entre as 18 e as 20 horas. Quem quiser conhecer outras facetas do escritor deverá inscrever-se até quinta-feira, 3 de junho, através do endereço de email bmp@cm-porto.pt. A participação tem um custo de 7 euros para o público em geral e de 3 euros para os utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto.