Sociedade

Museu da Cidade abriu a sua primeira exposição na Casa Guerra Junqueiro

  • Notícia

    Notícia

"Por trás das árvores há um outro mundo" é o título da exposição de Ilda David' e a primeira iniciativa do Museu da Cidade desde a

apresentação pública desta nova fase dos museus municipais, que passam estar interligados e a constituir um projeto coerente e sistematizado.

Patente desde este fim de semana na Casa Guerra Junqueiro, "Por trás das árvores há um outro mundo" inaugurou também um ciclo de seis exposições anuais integradas no programa Gabinete do Desenho, que será desenvolvido com artistas de várias gerações, unidos pela prática errática ou sistemática do desenho, entendido como forma de projetar e imaginar.

A exposição, visitável até 29 de março, reúne um conjunto de desenhos e algumas gravuras de momentos diferentes a partir da linguagem da natureza, dando por isso arranque ao tema-âncora do Museu da Cidade: a Natureza. Ilda David' (Benavente, 1955) vem construindo há cerca de quatro décadas um universo em que se cruza a imagem e a palavra, a literatura e a pintura.

Durante a inauguração, que aconteceu no final do dia de sexta-feira, e no sábado, decorreu também o programa operativo ESCUTA, em torno da voz, da palavra e do som. A poesia de Thomas Bernhard, Kafka e outros autores ecoou nas galerias temporárias da Casa Guerra Junqueiro pela voz de Nuno Preto e Tânia Dinis, do Colectivo Espaço Invisível.

Mais informações em museudacidade.cm-porto.pt ou através do email museudacidade@cm-porto.pt.