Cultura

Mural de Vhils no Porto eterniza homenagem aos profissionais de saúde

  • Notícia

    Notícia

Em comum, as máscaras e os olhares, que de frente ou em viés, comunicam determinação e perseverança. O artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, quis homenagear os profissionais de saúde e aproveitando um muro despido na entrada das visitas para o Hospital de São João esculpiu o rosto de 10 profissionais deste centro hospitalar do Porto.

"A obra é um agradecimento e uma sentida homenagem a todos os que se encontram na linha da frente, quer da presente pandemia, quer dos cuidados de saúde diários, pela importância que têm na vida de cada um de nós. É um enaltecer da coragem, da dedicação e do altruísmo com que colocam as suas vidas em risco pela defesa das nossas", referiu o artista em comunicado.

Antes de partir para o mural, Vhils e a sua equipa fotografaram os homenageados, entre eles médicos, enfermeiros, auxiliares, pessoal técnico ou administradores. Só depois deste trabalho de preparação, iniciaram o desenvolvimento da obra, que ficou concluída uma semana após o seu início. 

O projeto, que o artista ofereceu ao hospital, pretende também a assinalar o 40.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde.