Sociedade

Mupis da campanha para o combate à Covid- 19 distinguidos pelos prémios Graphis Awards

  • Milene Câmara

  • Notícia

    Notícia

A campanha gráfica lançada pelo Município do Porto em outubro de 2020 referente ao combate à disseminação do novo coronavírus foi distinguida internacionalmente pelo júri dos prestigiados prémios de design Graphis Awards na edição deste ano, com uma menção honrosa.

Os ícones utilizados nos oito mupis derivam da malha da marca Porto. e foram desenvolvidos pelo Studio Eduardo Aires, autor da marca, tendo sido, pela primeira vez, adotada a cor amarela como pano de fundo. Abdicou-se da cor azul característica da marca, procurando fazer a ligação com os "avisos amarelos", de modo a transparecer a necessidade premente do cumprimento rigoroso das medidas preventivas.

As mensagens utilizadas procuram elucidar para a importância da adoção consciente de medidas de proteção individuais que, ao serem aplicadas no quotidiano, têm um impacto no coletivo.

Esta campanha de comunicação já tinha sido apontada como exemplo, tendo inclusivamente feito parte da escolha para foto de capa do jornal britânico “The Guardian”, num artigo online sobre a segunda vaga da pandemia.

Na mesma competição, foram igualmente distinguidos um conjunto de seis cartazes do Teatro Municipal do Porto - Rivoli, com o Silver Graphis Award (Prata), na categoria “Poster”, cuja imagem gráfica também foi concebida pelo Studio Eduardo Aires.

Esta não é a primeira vez que projetos de design do universo municipal são distinguidos nesta competição. Entre outros, recorde-se a identidade do Mercado Temporário do Bolhão e o rebranding do Teatro Municipal do Porto que receberam, em 2020, uma menção honrosa e o Graphis Ouro, respetivamente. Também em 2018, a identidade do Museu da Cidade arrecadou a distinção Silver dos Graphis Awards. A mesma distinção já tinha sido obtida em 2015, com a conceção gráfica da identidade da multipremiada marca "Porto.".

A Graphis é uma publicação de referência mundial, nascida na Suíça em 1944. No início dos anos 50, os seus fundadores começavam a publicar os icónicos anuários que, ainda hoje, e depois de uma mudança de sede para Nova Iorque, se dedicam a apresentar e a promover os melhores projetos mundiais de design, publicidade, fotografia e ilustração.