Sociedade

Município garante 100 mil testes gratuitos para um Natal seguro que já brilha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A prioridade do Município é garantir que a quadra natalícia se viva em segurança na cidade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a atividade económica se mantenha em alta. Imbuída desse espírito, a Câmara do Porto vai disponibilizar 100 mil testes gratuitos a toda a população para que a magia do Natal e a saúde pública sejam as estrelas mais brilhantes da época.

“A Câmara do Porto decidiu, com efeitos imediatos, disponibilizar 100 mil testes antigénio, que vamos instalar em vários pontos cruciais da cidade de tal forma que as pessoas possam fazer testes gratuitos, independentemente daqueles que já são oferecidos nas farmácias”, anunciou esta quarta-feira Rui Moreira. O investimento do Município ascende a um milhão de euros.

O presidente da Câmara do Porto falava aos jornalistas antes do concerto de Bárbara Tinoco, que juntou as famílias no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Ladeado do presidente da Associação de Comerciantes, Joel Azevedo, e do presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Movida, Miguel Camões, Rui Moreira acredita que esta medida – em vigor até ao final do ano – irá contribuir “para que as atividades económicas na cidade possam continuar com a normalidade possível” uma vez que, realizados os testes antigénio, “durante as 48 horas seguintes as pessoas podem circular livremente em todos os sítios onde estão a ser exigidos”.

Depois de ter anunciado a medida à ministra da Saúde, “que ficou muito satisfeita com a solução que nós encontrámos”, afirma o autarca, o município encontra-se a fazer contactos com os laboratórios e com a Cruz Vermelha para “montar uma operação logística de grande envergadura” de forma a “perceber quantos centros teremos na cidade” e os testes estarão “disponíveis dentro de poucos dias”.

No dia em que a cidade se iluminou com as luzes de Natal e a tradicional árvore na Avenida dos Aliados, Rui Moreira sublinhou a importância de “iniciar as nossas atividades de Natal de uma forma absolutamente controlada”.

“O grande desafio neste momento é que, com as novas medidas que foram anunciadas pelo governo, apesar de tudo, o impacto na nossa economia, na economia da cidade, não seja tão grande como poderia ser”, defendeu o presidente da Câmara do Porto, frisando ainda o impacto na saúde pública, daí a realização das atividades e concertos para as crianças e as famílias dentro do pavilhão, de forma a evitar grandes concentrações.

Final de ano sem fogo-de-artifício mas com GNR

Também no final do ano os festejos serão contidos. O presidente da Câmara do Porto avançou que “todos os festejos de rua na passagem de ano ficam cancelados, inclusivamente o fogo-de-artifício”.

A grande festa de passagem de ano que atrai milhares de pessoas à cidade não será possível nos moldes habituais, mas o município encontrou outra solução. Assim, no dia 30 de dezembro, o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota recebe os portuenses GNR, um concerto gratuito para os portadores do Cartão Porto. Quem quiser assistir deve levantar o bilhete antecipadamente e apresentar o certificado de vacinação.

“Era nossa expetativa fazer um grande concerto no Queimódromo”, confessou Rui Moreira. No entanto, “as circunstâncias são o que são e temos que nos ajustar e evitar a concentração nas ruas”.