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Municípios gestores da STCP reúnem para fazer avançar contrato do serviço público de transporte a dez anos

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Miguel Nogueira / Arquivo

Os seis municípios que gerem a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) reuniram-se, durante a tarde desta quarta-feira, nos Paços do Concelho, para o habitual encontro de discussão da Unidade Técnica de Coordenação da empresa, intermunicipalizada desde janeiro de 2021.

Em cima da mesa, esteve, entre outros temas, a determinação do ponto de situação e acompanhamento dos trabalhos para a elaboração do Contrato de Concessão do Serviço Público de Transporte Rodoviário Explorado pela STCP para os anos 2025-2034.

Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Maia, Valongo e Matosinhos discutiram, ainda, a alteração ao artigo 2.º dos Estatutos do agrupamento complementar de empresas TIP – Transportes Intermodais do Porto, referente à implantação comum de bilhética intermodal e correspondente estrutura tarifária.

A última reunião do ano serviu, também, para a avaliação das candidaturas apresentadas ao concurso público internacional para a aquisição de 20 autocarros elétricos e dos respetivos postos de carregamento.

Recorde-se que esta aquisição destes veículos de propulsão elétrica autónoma decorre "no âmbito do plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, e com o objetivo de eliminar, até 2027, os autocarros com motor a combustão".

Estes veículos, de 12 metros e com autonomia de cerca de 320 km, devem entrar em circulação na segunda metade de 2024, data a partir da qual a frota da STCP totalizará as 88 viaturas 100% livre de emissões.

Nos Paços do Concelho, os municípios e a administração da empresa determinaram, ainda, os termos de um novo processo de aquisição para adicionar mais 48 autocarros elétricos à frota.

Da reunião, saiu, igualmente, a aprovação dos Instrumentos Previsionais de Gestão para o período 2024-2028.