Município vota renovação do apoio ao associativismo portuense
Porto.
Notícia
Nuno Coelho
Associações, coletividades e clubes com trabalho comunitário relevante em todas as freguesias do concelho deverão ver renovado o apoio municipal. Transferência de valor global de 875 mil euros da edição de 2024 do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense é votado na reunião de Executivo da próxima segunda-feira.
"As associações, coletividades e clubes continuam a desempenhar uma função relevante, pois são espaços privilegiados de sociabilidade, de construção de identidades e afetividades, de ocupação dos tempos lives, de dinamização da vida cultural, recreativa e desportiva, contribuindo para a coesão da cidade em diversas dimensões", pode ler-se na proposta.
O Município do Porto acredita, por isso, que deve dar melhores condições a este "importante trabalho comunitário" e, assim, delegará, novamente, nas freguesias o papel de seleção dos projetos a beneficiar do fundo.
A cada freguesia/união de freguesias será atribuído um apoio no valor global de 120 mil euros, que poderá atribuir um máximo de 40 mil euros a associações que apresentem propostas de obras em infraestruturas e 20 mil euros para outros projetos.
Será, ainda, garantida uma comparticipação de cinco mil euros para ajuda nos custos de implementação da iniciativa.
Criado em 2019, o Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo já comprovou, quer pelo número de candidaturas, quer pela qualidade dos projetos, que "o movimento associativo está vivo na cidade do Porto e que importa continuar a apoiar as associações, as coletividades e os clubes da cidade, designadamente por via de apoios financeiros destinados a áreas específicas de atuação".