Política

Município vota apoio para obras de requalificação de residência universitária no Centro Histórico

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_protocolo_residencia_universitaria_FAP_34.jpg

Miguel Nogueira

O Executivo Municipal vota, esta segunda-feira, um apoio no valor de 75 mil euros para que a Federação Académica do Porto (FAP) realize obras de reparação e requalificação no edifício na Rua da Bainharia, que deverá receber, no arranque do próximo ano letivo, uma residência universitária para estudantes com maiores carências económicas.

O imóvel em causa foi cedido pelo Município, mas, sustenta a proposta, durante o levantamento do estado de conservação, a FAP “identificou um conjunto de patologias que determinam a necessidade de proceder a obras de reparação e requalificação”.

O documento especifica que as necessidades de intervenção estão relacionadas com “a manutenção da fachada principal, reparação das coberturas e equipamentos associados às medidas de auto proteção, de forma a manter as condições de segurança e salvaguardar uma resposta adequada numa situação de emergência, limitando os riscos de incêndio”.

De forma a ter a residência universitária disponível no arranque do próximo ano letivo, a FAP já avançou com algumas das obras para que o alojamento esteja disponível para os estudantes, já em meados de julho.

A empresa municipal responsável pela Habitação e Manutenção – Domus Social – “validou tecnicamente o orçamento apresentado pela Federação Académica, confirmando que os valores correspondem a valores de mercado”.

“Considerando a relevância e importância desta residência universitária”, os vereadores que assinam a proposta – Catarina Araújo, do pelouro da Juventude e Desporto, e Pedro Baganha, da Habitação – sublinham que o alojamento “beneficiará os vários alunos da Academia do Porto, independentemente do subsistema de ensino ao qual estejam afetos” e reforçam que “o processo de seleção dos estudantes terá como base critérios específicos, nomeadamente, de carência socioeconómica”.

Atualização: A proposta foi aprovada por unanimdade.