Ambiente

Município vai oferecer mais de 1700 árvores e arbustos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_entrega_arvores_viveiro_municipal_04.jpg

Filipa Brito

Está de regresso a iniciativa da Câmara do Porto “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”. Nesta 5.ª edição existem para oferta mais de 1700 árvores e arbustos de sete espécies nativas para os jardins e quintais privados do Porto. As candidaturas abrem a 15 de março e encerram a 5 de abril 2022.

Os residentes da cidade portadores do Cartão Porto., bem como organizações sediadas no concelho, podem candidatar-se a receber até 10 plantas, árvores e arbustos nativos, nomeadamente: medronheiro, bétula-portuguesa, lódão, pilriteiro, cipreste, macieira-brava e gilbardeira.

Para quem não tem terreno na sua residência ou organização, este ano terá a possibilidade de candidatar a sua varanda ou pátio para receber quatro plantas nativas pequenas que se adaptem melhor a pequenos espaços.

A escolha das espécies arbóreas mais adequadas para cada jardim ou quintal poderá constituir um desafio, por isso, nesta edição, antes da abertura de candidaturas, realizar-se-á uma sessão online no dia 14 de março, para dar a conhecer as espécies nativas para oferta. Serão abordadas as características, curiosidades e os cuidados a ter na plantação das mesmas. O link para aceder à sessão será publicado no site e redes sociais da iniciativa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”.

A iniciativa "Se tem um jardim, temos uma árvore para si" surgiu em 2016, no âmbito do projeto municipal FUN Porto – Florestas Urbanas Nativas no Porto, alinhado com o propósito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Nas quatro edições realizadas até ao momento, foram oferecidas 8361 plantas nativas.

Estas novas plantas vão reforçar a infraestrutura verde da cidade, manifestando, igualmente, a estratégia ambiental e de contributo para a mitigação e adaptação às alterações climáticas que o Município do Porto tem em prática.

As árvores têm inúmeros benefícios comprovados: melhoram os momentos de descontração e lazer, aumentam a capacidade de concentração, estimulam a criatividade e até a prática de atividade física. Com as árvores, especialmente as nativas, por fazerem parte da história e evolução do território, criam-se elos entre o bem-estar do ser humano e a natureza. Mantê-las na cidade por longos anos permite usufruir do contributo inigualável para a melhoria da qualidade do ar, da redução da temperatura na cidade em picos de calor, do sequestro de carbono, da regulação da água, da conservação do solo e da promoção da biodiversidade.

Para mais informações sobre como participar e escolher as árvores certas, consultar o respetivo site “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”.