Sociedade

Município vai ceder viaturas aos centros de saúde da cidade para equipas de resposta rápida a surtos

  • Notícia

    Notícia

#DR_kangoo.jpg

Será apreciada, na reunião de Câmara da próxima segunda-feira, 9 de novembro, a proposta de cedência gratuita de três viaturas aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) do Porto. Este apoio permitirá viabilizar as deslocações das equipas de prevenção e intervenção rápida, que atuam em casos de surtos de Covid-19 em lares, escolas e outras estruturas sociais.

A proposta, assinada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assinala o interesse público desta resposta dos ACeS, uma vez que, no contexto pandémico que o país atravessa, ela assegura a proximidade dos cuidados às pessoas e uma adequada atuação e implementação das medidas de mitigação de propagação do vírus.

A cedência será válida pelo período de um ano, até 3 de novembro de 2021, e corresponde às necessidades identificadas por cada agrupamento: o ACeS Porto Ocidental receberá duas viaturas tipo Kangoo, de 3 lugares, e o ACeS Porto Oriental contará com um viatura ligeira citadina, de 4 ou 5 lugares, pequena para facilitar deslocações no Centro Histórico.

O apoio a votar pelo Executivo Municipal vem dotar as equipas dos ACeS de meios preciosos, uma vez que a falta de viaturas poderia constituir um entrave à sua atuação célere e eficaz nos casos e surtos identificados.

As equipas de prevenção e intervenção rápida estão disponíveis de forma permanente, de segunda a domingo, das 8 às 20 horas, e são chamadas a intervir para testar, isolar e tratar, no local onde tenha sido identificado o surto ou casos de Covid-19, mediante ativação das respetivas autoridades de saúde.