Economia

Município torna informação sobre a dinâmica económica e social da cidade acessível online

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_rua_santa_catarina_02.JPG

Filipa Brito

Macroeconomia, empresas, talento, transações multibanco, turismo, imobiliário, mas também demografia ou saúde são as dimensões da atividade económica e social da cidade que o Município analisa periodicamente e que, agora, estão disponíveis para consulta online. Os primeiros relatórios do Boletim Económico do Porto estão publicados na página da Câmara e farão parte, a breve prazo, da plataforma de informação Leme.

Segundo os dados mais recentes, relativos ao terceiro trimestre de 2022, as atividades económicas do Porto registaram um aumento das exportações líquidas face ao período anterior.

Um aumento é também visível no número de empresas criadas – 326 –, mais do triplo das que foram dissolvidas (94), “espelhando o dinamismo empresarial da cidade”, sublinha o documento.

O setor do turismo evoluiu positivamente face ao trimestre anterior, com aumentos superiores a 350% no alojamento e ultrapassando os 1,3 milhões de passageiros no aeroporto.

No que diz respeito ao desemprego, setembro registou o valor mínimo dos últimos 12 meses (9.881 pessoas).

O último valor analisado pelo Boletim Económico do Porto é referente às transações multibanco, que aumentaram face ao período homólogo, ultrapassando os 750 milhões de euros.

O documento que destaca a informação mais relevante de indicadores-chave da atividade socioeconómica da cidade terá uma publicação periódica anual e trimestral e assume-se como uma ferramenta de acesso simples e apelativo a dados fidedignos, analisados pelo Município.

Agora disponíveis na página da Câmara, a informação irá, posteriormente, integrar a plataforma Leme, criada para extrair, tratar e disponibilizar dados relevantes sobre dinâmicas socioeconómicas do Porto, anteriormente dispersos por diversas fontes de informação internas e externas.

A plataforma de business intelligence da economia da cidade tem refrescamento dos dados de forma, tendencialmente, automática, permitindo conhecer, numa ótica evolutiva, o Município do Porto e a escala regional envolvente. Monitoriza, atualmente, mais de 250 indicadores que averiguam o status da macroeconomia, empresas, turismo, imobiliário, transações, talento, saúde e demografia da cidade.

A informação apresentada provem de fontes oficiais, entre as quais o Banco de Portugal, Instituto Nacional de Estatística, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Rede Multibanco.