Município reforça programa de apoio dirigido aos cuidadores informais
Porto.
Notícia

Filipa Brito
A Câmara do Porto lançou um programa dirigido a cuidadores informais, que engloba e expande as medidas que têm vindo a ser desenvolvidas pela autarquia, desde 2018, e que assumiram particular relevo durante a pandemia da Covid-19.
O programa "Apoiar para Cuidar" proporciona apoio em dois eixos principais, nomeadamente ao nível da capacitação (para o ato de cuidar e para o autocuidado) e no alívio da sobrecarga (através do serviço de pausas breves e das sessões de apoio emocional).
Desenvolvido com base nas experiências adquiridas, o programa reforça os apoios disponibilizados aos cuidadores e foi desenhado tendo em conta o agravamento da sobrecarga que muitos sentiram durante a pandemia, com potencial impacto negativo na sua saúde, qualidade de vida e níveis de bem-estar.
A participação no programa é gratuita, limitada a um número máximo de vagas. Os participantes são selecionados mediante análise da informação transmitida no formulário de pré-inscrição (disponível aqui), sendo condição obrigatória o cuidador informal e a pessoa cuidada residirem no concelho do Porto.