Sociedade

Município reforça apoio para cuidados de saúde na cidade moçambicana da Beira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_comunicados_oficiais_03.JPG

Miguel Nogueira

Houve unanimidade no Executivo municipal na hora de votar um reforço do apoio à cidade da Beira para a construção do Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde no Hospital Central daquela localidade moçambicana, com a qual o Porto tem um acordo de geminação.

A proposta assinada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, mereceu os votos favoráveis de todos os vereadores na reunião privada de Executivo desta manhã. O Município vai conceder à Health4Moz um apoio financeiro de 120 mil euros, destinado exclusivamente a apoiar os trabalhos construção do Centro de Formação e Pesquisa em Ciências da Saúde no Hospital Central da Beira.

Esta unidade será “fundamental para a formação de profissionais de saúde em Moçambique”, podia ler-se no documento assinado por Rui Moreira.

O respetivo projeto de construção, orçamentado em 367 mil euros, contará igualmente com o apoio do Grupo Visabeira e dos Municípios de Sintra e de Coimbra e prevê-se que esteja concluído em setembro de 2022.

O apoio agora aprovado junta-se a um anteriormente concedido, no valor de 100 mil euros, destinado à reconstrução do bloco cirúrgico do Hospital Central da Beira, gravemente afetado pelo ciclone Idai. Na ocasião, foram também enviados 10 mil euros para uma rápida intervenção na Escola Portuguesa na Beira.

A destinatária do apoio, a Health4Moz, é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento “com sede no Grande Porto e com um reconhecido e meritório trabalho de terreno desenvolvido em Moçambique e em particular na cidade da Beira, onde se encontra envolvida em ações de formação e capacitação do pessoal médico local”, notava a proposta.