Desporto

Município reconhece os “sete magníficos” dos Euro TriGames

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

José, César, Daniel, Francisco, Rui, João e Nuno. Os “sete magníficos”, campeões portuenses nos Euro TriGames, foram recebidos na manhã desta quinta-feira nos Paços do Concelho. A primeira edição do Campeonato Europeu para Atletas com Trissomia 21 aconteceu em outubro, em Itália, e a missão portuguesa trouxe 63 medalhas ao peito.

“O vosso esforço e a vossa dedicação são um exemplo e uma inspiração para todos nós”, começou por referir o presidente da Câmara do Porto na receção aos “sete magníficos” que “tiveram uma notável prestação”.

Sublinhando que “o sucesso nunca acontece por acaso”, Rui Moreira afirmou que “os resultados de excelência são, só por si, uma vitória que merece o nosso aplauso, mas também o reconhecimento público e o agradecimento por parte desta Câmara”.

Para o autarca, o agradecimento deve ser estendido “aos treinadores, aos técnicos, aos médicos, aos dirigentes, aos familiares e, muito em particular, aos clubes e associações que não desistem do desporto adaptado e promovem a igualdade plena de oportunidades, permitindo que os atletas se valorizem enquanto pessoas e possam alcançar a excelência desportiva”.

Reconhecendo que “o desporto é um instrumento fundamental para a igualdade e para uma mais completa inclusão”, Rui Moreira lembrou o empenho do Município nessa missão, nomeadamente através da “cedência gratuita de instalações desportivas municipais, piscinas, pavilhões e grandes campos a 12 clubes e instituições da cidade, na realização de aulas específicas de natação adaptada para crianças e jovens na Piscina Municipal da Constituição, no pagamento de exames médicos desportivos a 55 atletas do desporto adaptado”, mas também do “alargamento dos contratos de desenvolvimento desportivo que celebramos a cada época a mais três associações específicas de âmbito nacional como sejam a Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, a Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual e a Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto”.

Além do apoio a eventos como o Torneio Internacional de Ténis em Cadeira de Rodas, o Torneio de Natação Adaptada ou o Torneio de Para-Karaté, o presidente da Câmara do Porto destacou também “a parceria que estabelecemos este ano com a Associação do Desporto Adaptado do Porto para os nossos campos de férias municipais, o que permitiu, pela primeira vez, um acompanhamento especializado a 34 crianças e jovens com necessidades educativas especiais”.

“Sabemos que ainda há muito para fazer, mas não vamos desistir dessa missão. É esse o compromisso que hoje vos deixamos”, garantiu Rui Moreira.

Os sete atletas agora homenageados foram: José Miguel Silva, atleta do Futebol Clube do Porto, pelo 3.º lugar alcançado com a equipa de basquetebol lusa; César Morais e Daniel Maia, ambos do Futebol Clube do Porto, que trouxe a medalha de prata em futsal; Francisco Mesquita Montes, atleta da ADADA - Associação de Desporto Adaptado do Porto, pelas três medalhas na natação: ouro nos 1500m Livres, prata nos 800m Livres e bronze na estafeta de 4x200m Livres; Rui Miguel Pestana, atleta do Futebol Clube do Porto, na modalidade de natação, pelo 1.º lugar na estafeta de 4x50m Livres; João Oliveira, também do Futebol Clube do Porto, por ter sido campeão por equipas no ténis de mesa; e Nuno Fernandes, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Porto (APPACDM), na modalidade de atletismo, pelas duas medalhas de prata nas estafetas de 4x100m e 4x400m.

Juntaram-se à homenagem, nos Paços do Concelho, o presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, a vereadora com o Pelouro do Desporto, Catarina Araújo, as vereadoras Cristina Pimentel e Ilda Figueiredo, o presidente da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, José Costa Pereira, Vítor Dias, diretor regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, além dos familiares dos atletas.

O grupo integrou a comitiva de 40 participantes no Europeu para Atletas com Trissomia 21. A missão portuguesa trouxe 63 medalhas da competição, 30 de ouro, 20 de prata e 13 de bronze. Foi a segunda nação com mais medalhas conquistadas na natação e o terceiro no atletismo, mas os portugueses competiram ainda em basquetebol, futsal, judo e ténis de mesa. No total, participaram nos TriGames Europeus cerca de 400 atletas de 17 países.