Educação

Município reconhece mérito escolar a 71 alunos do ensino regular e profissional

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os 71 alunos que mais se destacaram durante o ano letivo 2019/2020 receberam, esta terça-feira, o prémio Rumo à Excelência. Numa cerimónia realizada na Casa da Música, onde partiparam o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o vereador com o pelouro da Educação, Fernando Paulo, o Município reconheceu o mérito escolar dos estudantes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino, e, pela primeira vez, também dos alunos das escolas profissionais da cidade.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara do Porto sublinhou “as dificuldades e as exigências” que alunos e professores tiveram que enfrentar com o ensino à distância, fruto da pandemia, dificuldades essas que “tornam-nos mais fortes, expandem os nossos limites e revelam todo o nosso potencial e capacidade de superação”. Rui Moreira afirmou que “esta é, sem dúvida, a edição mais especial deste prémio de mérito: pelo número de alunos premiados e pelo contexto vivido”.

Perante uma plateia onde estiveram presentes familiares dos alunos, diretores de escolas e agrupamentos escolares, representando 29 estabelecimentos de ensino da cidade, o presidente da Câmara partilhou a certeza de que “a geração que hoje premiamos vai distinguir-se pela sua capacidade de adaptação e superação”.

Aos estudantes Rui Moreira enalteceu a “capacidade de trabalho autónomo e com automotivação, desenvolvendo técnicas de estudo eficazes”, e, sobretudo, a forma como aprenderam “a olhar para a realidade como uma oportunidade, com o apoio incondicional e exemplar dos vossos professores”.

O presidente do Município deixou, ainda, uma palavra aos diretores dos agrupamentos e escolas, aos quais foi entregue um certificado de reconhecimento. “São os nossos parceiros de todos os dias e com quem construímos uma relação de grande confiança e uma forte colaboração e cumplicidade para que o Porto seja, cada vez mais, uma cidade educadora e uma referência pela forma como cuida e educa as crianças e os jovens”, disse.

Os alunos premiados em primeiro lugar em cada ciclo de estudos receberam um computador portátil patrocinado pela Hewlett Packard, também representada na cerimónia. Foram eles:

- em ex aequo, José Alexandre Afonso de Castro, que concluiu o 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, e Raquel Mercês dos Santos Fernandes, que concluiu o 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano;

- Maria Leonor Alves Pereira, que concluiu o 2.º ciclo do ensino básico no Conservatório de Música do Porto;

- em ex aequo, Gabriel da Costa Pimparel Pinto Serafim, que concluiu o 3.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, e Rita Queiroz Machado Santos que concluiu o 3.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas Garcia de Orta;

- Ana Sofia Reis Pinto, que concluiu o ensino secundário na Escola Rodrigues de Freitas;

- Maria Rodrigues de Almeida e Pereira, que concluiu o curso profissional na Escola Artística e Profissional Árvore.

Aos restantes premiados foram atribuídas medalhas de mérito.

A cerimónia dos prémios Rumo à Excelência foi abrilhantada, na abertura, com a atuação musical do Coro de Jazz do Conservatório de Música do Porto, JazzSquad, sob a direção do professor Francisco Pereira e terminou com a atuação de alunos do curso de dança da Escola Profissional Balleteatro, que interpretaram La voz del alma, com a criação coreográfica de Yohana Gonçalves.

Inserido no programa educativo municipal "Porto de Futuro", o Rumo à Excelência é o prémio de mérito escolar instituído pela autarquia que visa a promoção do mérito escolar na população estudantil da cidade. A 13.ª edição da iniciativa premiou, pela primeira vez, os estudantes das escolas profissionais da cidade.