Educação

Município recebeu do BPI e Fundação ”la Caixa” 150 computadores para 48 escolas

  • Notícia

    Notícia

Numa cerimónia que decorreu esta tarde nos Paços do Concelho, o presidente honorário do BPI e curador da Fundação ”la Caixa” em Portugal, Artur Santos Silva, entregou simbolicamente a Rui Moreira um dos 150 computadores doados a 48 escolas do 1.º ciclo do ensino básico da cidade.

São equipamentos informáticos, novos e completos, que incluem todos os acessórios e licenças de utilização, para apoiar o ensino digital e à distância de jovens e crianças em situação socialmente vulnerável no concelho do Porto.

“É com grande gosto que estamos aqui a solenizar uma oferta de computadores para serem utilizados nas escolas do Porto, cidade que tem um projeto muito valioso que é o Porto de Futuro”, assinalou na sessão Artur Santos Silva, que se fez acompanhar pelo administrador do BPI José Pena do Amaral, e Ana Feijó, diretora da Fundação “la Caixa” em Portugal.

A doação “vai permitir que a digitalização e o ensino à distância possam ser melhor executados, acima de tudo por aqueles que têm maior vulnerabilidade económica”, acrescentou o presidente honorário do BPI, na cerimónia em que partilhou ainda que “a educação é o grande elevador social” e o caminho primordial para “vencer as desigualdades”.

Na Sala D. Maria, espaço dos Paços do Concelho onde ocorre a maior parte das receções a instituições e entidades, o presidente da Câmara do Porto agradeceu. “Somos nós que temos de agradecer ao BPI e à Fundação “la Caixa” o investimento que tem feito na cidade, bem como o reforço nos programas dirigidos às famílias mais vulneráveis, naturalmente em parceria com o Município, tão fundamental neste ano atípico”, destacou Rui Moreira que aproveitou para mencionar o apoio que também é dado pela Fundação e pelo BPI ao Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

Para o autarca, é importante que “os agentes privados, como é o vosso caso”, entendam a dimensão da cultura no desenvolvimento humano, área que representa um dos três principais eixos do seu programa político, referiu.

“Assinalo ainda a ligação ibérica, reconhecendo a importância nas relações entre Portugal e Espanha. Este é um tema que nos tem, a nós os dois, apaixonado. Na próxima semana estarei na Corunha, exatamente para falar deste tema. Durante tantos anos Portugal e Espanha viveram de costas voltadas e percebemos que hoje é possível esta ligação também ela virtuosa. Esta capacidade que temos de ultrapassar velhas suspeitas e de trabalharmos em programas integrados”, frisou Rui Moreira.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara do Porto deixou ainda a nota de que “aprendemos com a crise” e que graças a ela foram implementados “programas ousados”.

No entanto, pese embora a existência de projetos como aqueles que a Fundação “la Caixa” e BPI têm desenvolvido, Rui Moreira considera que a Educação “ainda marca passo” e que é uma das promessas de Abril que ficou por cumprir. Ao lado do vereador da Educação, Fernando Paulo, o presidente da Câmara do Porto afirmou que “no dia em que, respeitosamente, recordamos Francisco Sá Carneiro, é bom pensar que, há mais de 40 anos, defendia exatamente que era a educação que nos devia levar mais para a frente”, concluiu.

Os 150 computadores já começaram a chegar esta semana a 48 estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino da rede pública do Porto, incluindo jardins de infância, num universo abrange cerca de 8.000 crianças. Além de integrarem monitores com câmara, ratos, teclados e wi-fi, dispõem ainda de software de segurança e produtividade.

Outras parcerias com a Fundação “la Caixa”

No último ano, o BPI, a Fundação ”la Caixa” e a Câmara do Porto têm vindo a estreitar a colaboração no apoio aos mais vulneráveis. O Município e a Fundação assinaram em março um protocolo de cooperação no âmbito do Programa Proinfância de combate à pobreza infantil e à exclusão social, que permitirá apoiar 150 jovens de famílias carenciadas em Campanhã, Lordelo de Ouro e Ramalde. O investimento ronda os 300 mil euros.

“Temos projetos muito importantes na área social que estão a ser desenvolvidos e temos sido sempre muito acarinhados e apoiados pelas estruturas da Câmara para que esses projetos possam ser testados”, assinalou esta tarde Artur Santos Silva, revelando que, em breve, serão lançados novos projetos dirigidos a pessoas de idade mais avançada, com problemas de isolamento ou de falta adequada de acompanhamento.

No final da cerimónia, Rui Moreira ofertou Artur Santos Silva com um livro de fotografias da cidade (resultado de um concurso que o Município lançou no ano passado, desafiando a população a enviar as suas imagens do Porto), tendo ainda convidado os visitantes a conhecer a Sala de Sessões e Salão Nobre dos Paços do Concelho.