Mobilidade

Município quer manter desconto nas viagens de táxi para os centros de vacinação até junho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_taxi_protecao_covid_01.jpg

Filipa Brito

Certo de que “o processo de vacinação para controlo da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 continua a ser crucial”, o Executivo municipal vota esta segunda-feira, 20 de dezembro, a prorrogação do contrato de colaboração com as centrais de táxi que assegura descontos nas deslocações a quem se dirija aos centros de vacinação. A medida acarreta um encargo superior a 75 mil euros.

A parceria atualmente em vigor resulta de um contrato que permite viagens a dois euros de e para locais onde é feita a inoculação contra o novo coronavírus (o regimento de Transmissões ou o Centro de Vacinação do Cerco). Caso o munícipe pretenda realizar o percurso ida e volta, o mesmo tem um custo total de quatro euros.

Esta medida está em vigor até 31 de dezembro, mas o Executivo pretende alargá-la por mais seis meses, até 30 de junho de 2022.

A proposta, assinada pela vereadora dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil, Cristina Pimentel, é suportada pelo “aumento do número de munícipes convocados para o reforço da vacinação, bem como o alargamento da vacinação a novas franjas etárias da população, designadamente, crianças”, o que “faz antever uma crescente procura do serviço de transporte em táxi”.

O serviço de transporte público em táxi tem a vantagem de chegar a zonas não abrangidas pela rede de metro, autocarro ou de comboio, facilitando também a deslocação de população com limitações a nível da sua mobilidade, podendo ser previamente solicitado por via telefónica para uma central, através do número 939 955 263.

A colaboração do Município do Porto com as centrais de táxi teve início em março. A verba atribuída a este serviço seria posteriormente reforçada com 60 mil euros, em maio, e mais 120 mil euros, em julho. O contrato mais recente, de outubro, no valor de 100 mil euros, foi celebrado até ao final do ano.

Até 30 de novembro foram realizadas e apoiadas quase 35 mil deslocações em táxi para a vacinação, o que corresponde a um montante superior a 186 mil euros, concedido pelo Município às centrais de táxis.