Educação

Município promoveu encontro com diretores de agrupamentos de escolas da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

De modo a acompanhar o processo de descentralização de competências na área da educação, decorreu nesta quinta-feira um encontro de trabalho entre o vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, e as várias direções de escolas da cidade.

No encontro foi feito um balanço do processo iniciado em abril de 2022 e planeadas as ações para o corrente ano. Fernando Paulo destacou a colaboração entre o Município e as várias direções de escolas, agradecendo a disponibilidade e forte empenho que têm vindo a demonstrar no processo. O vereador realçou, também, o envolvimento e colaboração da Direção Municipal de Educação e das diversas unidades orgânicas do Município, que têm permitido que o processo de transferências tenha, até ao momento, corrido bem.

"No Porto entendemos a educação como uma ferramenta de progresso e coesão social, que tem de estar ao alcance de todas e de todos. O Porto pretende ser uma cidade de aprendizagem, de crescimento pessoal e coletivo e o trabalho das escolas e dos professores é crucial, pelo que deve ser valorizado e reconhecido publicamente”, referiu Fernando Paulo.

O encontro, que decorreu na Escola Profissional Infante D. Henrique, terminou com um almoço pedagógico, servido pelos alunos daquele estabelecimento de ensino. Relativamente àquela escola profissional, Fernando Paulo destacou a excelência do projeto educativo e formativo da escola.

“O ensino profissional é uma componente essencial do sistema educativo e um instrumento fundamental para a dinamização da inovação em educação, pelo que importa continuarmos a valorizá-lo e a desenvolver um trabalho em rede, que alavanque boas práticas, fomente a partilha e a troca de experiências pedagógicas e promova um trabalho mais colaborativo e complementar”, disse.