Educação

Município promove Laboratório de Democracia Participativa para jovens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto continua a envolver os jovens na construção da cidade e ao longo desta quarta-feira, no espaço Polo Zero, encontra-se a decorrer um laboratório de democracia participativa, mais uma ação inserida na Estratégia de Juventude do Porto 4.0.

Partindo das questões “consegues construir uma comunidade perfeita?”, “tens competências de liderança?” e “consegues trabalhar em equipa”, os jovens, jovens líderes, organizações e técnicos de juventude participaram na atividade de formação e colaboração “Plano B: Laboratório de Democracia Participativa”.

Ao longo do dia, aprendem, em conjunto e a partir da simulação da construção de uma comunidade, a testar as suas competências de cidadania, liderança e colaboração.

Esta ação é uma das muitas que vêm acontecendo, desde janeiro de 2020, na cidade com o objetivo de dar corpo à Estratégia da Juventude do Porto 4.0, e cujo documento final foi aprovado por unanimidade tanto pelo Conselho Municipal da Juventude, como pelo Executivo, no mês passado.

Na altura, a vereadora com o pelouro da Juventude, Catarina Araújo, esclarecia que o compromisso tinha sido o de “criar uma plataforma que fosse dos jovens, que os jovens sentissem como sua, se apropriassem dela, reforçasse a participação jovem e produzisse impactos positivos na nossa cidade do Porto”.

Entre as várias atividades realizadas com o intuito de envolver os jovens na definição deste documento, o destaque vai para o Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto; Debate A Tua Cidade 2020: Políticas de Juventude; Plano B: Laboratório de Democracia Participativa; Semana da Educação Global: Visões da Juventude Global-Local; as nove sessões dos Porto Youth Work Webinars; e a coorganização do A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude 2021, que envolveu 88 municípios e 343 participantes na criação da Carta A3: 10 ideias para modernizar os conselhos municipais de juventude e reforçar a participação jovem a nível local.

Esta sexta-feira terá, também, lugar o laboratório de ideias “Debate A Tua Cidade 2021: Programas de Juventude”.