Mobilidade

Município projeta mobilidade inteligente para uma cidade do futuro

  • Paulo Alexandre Neves

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O diálogo entre mobilidade, tecnologia, transportes, logística e cidades inteligentes está em discussão durante a 5.ª edição do MOBLAB – Congresso Anual da Mobilidade Inteligente, que decorre, hoje e amanhã, no Museu do Carro Elétrico.

Recordando que a estratégia da União Europeia, neste âmbito, tem como meta a descarbonização dos transportes em todo o espaço europeu, até 2050, o presidente da Câmara do Porto deixou, na sessão de abertura do MOBLAB Congress, uma garantia: “No Município do Porto, o futuro passa por políticas de mobilidade e de transporte limpas, inovadoras e inclusivas”.

Rui Moreira, que estava acompanhado da presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), Cristina Pimentel, recordou, a propósito, que, aquando da intermunicipalização da empresa, ocorrida em 2021, foi inscrita “a descarbonização como um dos princípios orientadores do novo modelo de gestão da STCP”, empresa que, este ano, assinala os seus 150 anos. “A frota a operar é cada vez mais eficiente, em termos económicos e ambientais, e tem permitido reduzir significativamente as emissões de carbono. Até ao final desta década, temos como objetivo atingir os 40% de descarbonização da frota da STCP”, frisou.

Em articulação com a empresa, o Município do Porto tem também apostado na implementação de uma política de transportes coesa e sustentável, tendo por base uma rede de transporte público estruturada e com elevada capacidade. “Temos participado ativamente na restruturação da oferta e das redes de transporte através da construção e implementação de terminais rodoviários e interfaces de transporte público, de que é exemplo o novo Terminal Intermodal de Campanhã, que iniciará brevemente a sua operação”, acrescentou o autarca.

“O futuro passa por políticas de mobilidade e transporte limpas”

Outro projetos, como o corredor “inteligente” de autocarros de alta qualidade na Avenida de Fernão de Magalhães ou a gratuitidade dos transportes públicos até aos 18 anos, recentemente renovada até 2025, foram referenciados pelo presidente da Câmara do Porto, revelando que, em matéria de transportes públicos, “será desenhado um sistema de transporte público flexível, com o objetivo de melhorar as condições de mobilidade em locais com pouca densidade de oferta de transportes públicos, promovendo a coesão social e territorial”.

Para a concretização de todas estas medidas complementares será gizado, segundo Rui Moreira, “um Plano de Mobilidade de Transportes para a Cidade”, que passam por uma melhor gestão do estacionamento, restrição do acesso automóvel ao centro, aposta em parques dissuasores junto às interfaces ou criação de uma rede de parques de estacionamento de proximidade exclusivo para residentes. Todas estas medidas serão complementadas quer por uma forte aposta nos modos suaves quer pelo desenvolvimento de percursos cicláveis.

“Não tenhamos dúvidas: no Município do Porto, o futuro passa por políticas de mobilidade e de transporte limpas, inovadoras e inclusivas. Não é uma transição pacífica, sem dor, mas estamos fortemente empenhados nesta área”, acrescentou.

O MOBLAB Congress reúne, durante dois dias, especialistas das áreas da energia, transportes, tecnologia, logística, inovação e cidades inteligentes.