Sociedade

Município organizou ação de qualificação em gestão de voluntariado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto organizou a primeira ação de qualificação na área da capacitação em gestão de voluntariado, evento que decorreu nas instalações do Porto Innovation HUB e foi dirigido às entidades da Rede Local de Voluntariado e empresas. Contou com cerca de 25 participantes.

A Rede Local de Voluntariado é um espaço de encontro entre as pessoas interessadas em ser voluntárias, que oferecem a sua disponibilidade para prestar um conjunto de ações inerentes à condição de cidadania ativa e solidária, e as organizações acolhedoras e promotoras de voluntariado.

O Município do Porto, ciente da utilidade social do voluntariado, pretende consolidar mecanismos que permitirão dar robustez à valorização e qualificação das organizações acolhedoras de voluntariado, através da mobilização, organização, capacitação e do reconhecimento, materializando assim, a estratégia global para o voluntariado da cidade.

Isto mesmo foi sublinhado pelo vereador da Coesão Social, na sessão de abertura. "Hoje, o voluntariado tem uma importância central na cidade", frisou Fernando Paulo, reafirmando o propósito de fazê-lo crescer, através do "aumento da participação da sociedade civil, quer dos agentes promotores de ações de voluntariado, quer dos próprios voluntários" e "da qualificação na gestão de voluntariado, dotando todos os agentes e atores envolvidos de competências e ferramentas necessárias à dinamização e participação de projetos nas diversas áreas disponíveis".

Esta primeira ação de qualificação contou com representantes da Federação Académica do Porto (FAP), Junta de Freguesia de Ramalde, Centro Juvenil de Campanhã, Associação Coração Amarelo, Centro Social Paroquial do Amial, Junta de Freguesia de Paranhos, Albergues do Porto, Serve the City, Associação CAIS, Critical Software, Tendência Prioritária Associação, CASA - Centro de Apoio ao Sem-abrigo (Porto), JRS Portugal - Serviço Jesuíta aos Refugiados, Centro Social da Sé Catedral do Porto, Associação de Pais e Amigos do Infantário Dr Leonardo Coimbra, filho, União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, XX Element Project e Projeto META.