Urbanismo

Município mostra modelo de intervenção urbanística na cidade a comitiva do Brasil

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma comitiva brasileira visitou o Porto para conhecer, de perto, o modelo de intervenção urbanística que o Município vem levando a cabo na cidade. As secretárias municipais da Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, e da Comunicação, Camila Roque, de Paranaguá, no Paraná, foram recebidas, nos Paços do Concelho, pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação.

Durante a reunião, Pedro Baganha focou alguns dos desafios que a cidade enfrentou ao longo dos últimos anos e explicou que estratégias estão a ser levadas a cabo pelo Município para, entre outros objetivos, se promover a reabilitação urbana e o arrendamento acessível para agregados de rendimentos intermédios.

O vereador afirmou, ainda, o trabalho que vem sendo desenvolvido no sentido de esbater as diferenças entre lado ocidental e oriental da cidade, através de sinergias que permitem a transformação do território, combinando elementos intangíveis e estruturais.

A comitiva do Paraná pôde, também, levar o exemplo e a experiência empresa municipal de reabilitação urbana, Porto Vivo, SRU, enquanto entidade gestora de Património Mundial. Fatores como dados sociológicos, morfologia urbana ou dinâmicas legislativas foram alguns dos temas em cima da mesa.

Do outro lado, as secretárias municipais brasileiras puderam explanar as principais questões que a cidade de Paranaguá enfrenta atualmente, como os desafios tão estruturantes da habitação e dos transportes.

A Porto Vivo, SRU acredita que esta "partilha de conhecimentos é parte integrante de um modelo de gestão inteligente, que procura promover soluções que valorizem a cidade e a sua cada vez melhor fruição".