Inovação

Município mostra em Barcelona estratégia no âmbito das cidades inteligentes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Smart_City_Expo_01.jpg

DR

O Município do Porto, representado pela Porto Digital - entidade que desenvolve e executa a estratégia de Inovação e Transição Digital na cidade – participou no Smart City Expo World Congress. O congresso decorreu esta semana, em Barcelona, e reuniu as principais entidades mundiais para debater temas-chave da atualidade relacionados com o futuro das cidades inteligentes.

O Município integrou o Pavilhão de Portugal, uma iniciativa da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e do Consulado de Portugal e, nesse espaço, apresentou alguns exemplos concretos que colocam o Porto em destaque entre os municípios mais inspiradores ao nível da inteligência urbana nacional – como, por exemplo, a rede Porto Free Wi-Fi e o Explore.Porto, entre outros.

Direitos digitais, inteligência artificial e desenvolvimento sustentável motivaram diversos eventos paralelos

Além, do congresso, o Município participou em diversos eventos na cidade catalã, centrados em temas como os direitos digitais, a inteligência artificial e o desenvolvimento sustentável.

Paralelamente à feira, Barcelona acolheu o Mayors Forum da iniciativa europeia Intelligent Cities Challenge (ICC), que contou com a participação do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, também responsável pelo Pelouro de Inovação e Transição Digital. O Porto, na qualidade de cidade-mentora, partilhou a visão e ações levadas a cabo no âmbito do Pacto Ecológico Europeu. Filipe Araújo aproveitou para destacar o Pacto para o Clima que, após o lançamento em janeiro deste ano, já foi subscrito por 200 entidades locais. Segundo o vice-presidente “a neutralidade climática em 2030 não é um fim, mas um meio para a construção de um Porto a partir do futuro, em direção a uma cidade neutra em carbono, resiliente, competitiva, justa e inclusiva”.

Ainda no âmbito do ICC, também o diretor para a Neutralidade Carbónica do Porto, Daniel Freitas, representou a cidade num painel sobre o papel da economia de proximidade e dos negócios locais, com uma intervenção dedicada à importância de reduzir, reciclar e circular os resíduos orgânicos.

Recorde-se que o Porto integra a iniciativa “100 Intelligent Cities Challenge”, no âmbito da estratégia do Município para o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica da cidade e para a implementação de soluções urbanas inteligentes, que potenciem a economia e contribuam para que a cidade se assuma enquanto referência internacional ao nível da transição digital.

A rede EuroCities, que agrega mais de 200 cidades em 38 países, representando 130 milhões de pessoas, aproveitou a concentração em Barcelona de pessoas e organizações ligadas às cidades inteligentes para, no contexto da feira, promover um debate em torno dos esforços das cidades para o uso responsável de inteligência artificial/algoritmos. A Porto Digital representou a cidade neste fórum de discussão, expondo a perspetiva do Porto sobre o tema e os esforços já realizados.

Destaque, também, para a realização na cidade catalã da UserCentriCities Summit, que juntou responsáveis de gestão de informação, especialistas em governação digital e decisores políticos para a partilha de experiências e reflexão acerca do futuro digital da administração pública e do papel das cidades e regiões. Também neste âmbito, a Porto Digital apresentou de que forma a cidade tem desenvolvido serviços centrados nos cidadãos, como são exemplo o Cartão Porto. e o ExplorePorto.

A organização Cities Coalition for Digital Rights (CC4DR) promoveu a sua assembleia geral anual. Tratando-se do tema dos Direitos Digitais, a Porto Digital assegurou a representação do Município. Foram discutidos os valores que regem a rede, os compromissos assumidos pelas cidades-membro e os serviços da CC4DR que acrescentam valor a cada um dos membros. Por outro lado, a reunião serviu para preparar a political meeting CC4DR que vai acontecer já no mês de dezembro, também na cidade de Barcelona.