Habitação

Município marca presença no segundo Fórum da Habitação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_casario_porto_solidario.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto esteve presente no 2.º Fórum de Habitação, que decorreu na sexta-passada, em Lisboa. O mote para o evento foi a discussão das Cartas Municipais de Habitação. Em destaque, num dos painéis, esteve o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto na qualificação do edificado e na procura de soluções que permitam melhorar as respostas que a cidade oferece no domínio da habitação.

Para além das abordagens de alguns municípios e as respostas concretas em relação a questões tão prementes como a reabilitação do edificado e o incremento do mercado de arrendamento acessível, no certame, organizado pela Associação Portuguesa de Habitação Municipal, Município de Lisboa e a empresa de Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa (Gebalis), foi ainda possível os desafios que estão a ser enfrentados na elaboração das novas Cartas de Habitação.

No âmbito da atividade desenvolvida pela Porto Vivo, SRU, o destaque esteve na estratégia que está a permitir aumentar a oferta de arrendamento acessível, através de instrumentos como o programa 1.º Direito, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e de parcerias com privados, nomeadamente no âmbito do Porto com Sentido, programa municipal que disponibiliza casas a um valor, pelo menos, 20% abaixo dos que são praticados no mercado.

Potenciar as sinergias entre entidades do setor da habitação é, para além de uma forma de partilha de conhecimento, um meio de capacitar cada vez mais as respostas oferecidas aos munícipes.