Habitação

Município mantém proximidade aos bairros com visitas regulares

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Terminou neste mês de dezembro, na Pasteleira, mais um ciclo de visitas da autarquia aos bairros municipais. Desde 2022, o vereador da Habitação, Pedro Baganha, tem acompanhado de perto o resultado das várias intervenções de requalificação que vêm sendo levadas a cabo pelo Município, mas o grande objetivo das visitas é ouvir as sugestões dos moradores de forma a fazer corresponder a resposta habitacional.

Além da Pasteleira, cujas obras de reabilitação dos últimos blocos habitacionais estão agora a terminar, nos últimos meses, a comitiva da Domus Social visitou os bairros do Falcão, Pio XII, Antas, São Roque da Lameira e Machado Vaz, na freguesia de Campanha, Fernão Magalhães, no Bonfim e, na freguesia de Paranhos, os bairros de Santa Luzia e Carriçal.

Em Ramalde, o ciclo de visitas passou por Central de Francos, e, em Lordelo do Ouro, por Parceria Antunes.

No primeiro semestre do ano, contando sempre com o envolvimento dos presidentes de junta, o vereador da Habitação passou, ainda, pelos bairros do Viso, Lordelo, Carvalhido, Outeiro, Lagarteiro, Monte da Bela, Pereiro, Choupos, Musas, Fontinha, Carvalheiras e pela Ilha do Bonjardim.

Em 2024, serão os bairros do Bom Sucesso, Condominhas, Ilhéu, Regado, Bessa leite e Fontainhas a receber a visita da empresa municipal de habitação, de forma a garantir a cobertura total do parque habitacional pública da cidade, composto por 50 bairros.

Comparativamente à média nacional, que se situa nos 2%, no Porto vive cerca de 13% da população da cidade – perto de 30 mil pessoas e 13 mil fogos.