Turismo

Município leva projetos de enoturismo à assembleia geral das Great Wine Capitals

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Lausanne, na Suíça, acolheu a Assembleia Geral Anual da Great Wine Capitals (GWC) - Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos, na qual o Município do Porto representa as regiões dos vinhos do Douro, Porto e Vinhos Verdes, na passada semana.

O Município participou em diferentes sessões de grupos temáticos com o objetivo de avaliar projetos em curso e proposta de projetos a desenvolver durante o próximo ano.

A vereadora do Turismo e Internacionalização da Câmara do Porto integrou o Comité Executivo, que debateu e aprovou o plano de atividades a desenvolver em 2024.

“É com muito orgulho que realçamos todas as iniciativas implementadas e projetadas pelo Porto enquanto membro fundador da Rede, e vimos reforçado o posicionamento da cidade como destino privilegiado de enoturismo, a par da projeção que tem tido também como destino de gastronomia, nomeadamente no âmbito da participação no Fórum de Turismo Gastronómico da Organização Mundial do Turismo, realizado este mês em San Sebastian”, referiu Catarina Santos Cunha.

A responsável municipal deu a conhecer várias atividades implementadas e/ou projetadas a nível local. A destacar o lançamento do “Best Of Club – Porto”, que foi sublinhado pela managing director das GWC, Catherine Leparmentier, enquanto iniciativa de sucesso, que contou com o interesse, motivação e envolvimento quer dos premiados que foram constituídos como membros fundadores, quer das instituições do setor. Também foi referida a realização no Porto da 2.ª edição da Wine & Travel Week, em fevereiro de 2024, onde estará assegurada a representação das Great Wine Capitals e dos premiados Best Of Wine Tourism 2024, além da próxima reunião intercalar das Great Wine Capitals, agendada para o mês de maio de 2024.

Nota, ainda, para a representação da cidade numa iniciativa proposta por Napa Valley, de partilha de boas práticas entre os membros Great Wine Capitals, em matérias de interesse comum e transversais a todos. O Porto, representado pelo diretor para a Neutralidade Carbónica, Daniel Freitas, apresentou o parque da Asprela, enquanto projeto inovador implementado no âmbito da mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

A cidade também esteve presente numa prova de vinhos internacional, onde foram apresentados e promovidos para um público internacional os vinhos das regiões do Douro e dos Vinhos Verdes, a par dos prestigiados vinhos das demais regiões membro desta Rede. Participaram no evento cerca de 120 pessoas, estando em prova 102 vinhos.

Foi assinada a renovação do Partnership Agreement, passando a integrar agora a assinatura dos representantes das 12 cidades-membro GWC e houve, ainda, lugar a uma conferência sobre o setor do turismo vitivinícola, da tradição à inovação.

A Assembleia Geral Anual culminou com a cerimónia de entrega de prémios Best Of Wine Tourism, durante a qual foram anunciados os vencedores do prémio Global, de cada cidade-membro. O evento contou com a participação de 127 delegados das cidades-membro, 43 business delegates/empresas, entre estas as portuguesas Sogrape, Vale do Tábua, Quinta da Aveleda e Casa de Mateus, além dos 16 premiados do Best Of Wine Tourism.

Sobre as Great Wine Capitals

A Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos é uma organização formada por cidades reconhecidas mundialmente pelos seus vinhos e regiões vinícolas, que tem por objetivo promover o enoturismo nas cidades e regiões-membro, encorajando o desenvolvimento económico, académico e cultural na sua comunidade, através de intercâmbios e projetos conjuntos.

Atualmente, a Great Wine Capitals integra 12 cidades e as suas respetivas regiões vinícolas, proveniente de vários pontos do globo: Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordéus (França), Cape Town- Cape Winelands (África do Sul), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), S. Francisco – Napa Valley (EUA), Valparaíso – Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália).

O Município do Porto é membro-fundador e representa oficialmente na Rede as regiões vitivinícolas do Douro, Porto e dos Vinhos Verdes.