Ambiente

Município lança projeto ReBOOT para reparação e recuperação de computadores para a cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O projeto municipal "ReBOOT" foi lançado, oficialmente, esta segunda-feira, na UPTEC. Trata-se de uma iniciativa que visa contribuir para uma economia circular, justa e responsável no Porto. Com a ambição de recuperar 600 computadores em seis meses, a iniciativa pretende desmistificar, de uma vez por todas, a dificuldade de reparar e recuperar computadores e dar aos seus utilizadores capacidades e ferramentas necessárias para prolongarem a vida útil dos seus equipamentos informáticos.

Durante a sessão, o vice-presidente da Câmara do Porto mencionou a importância de mudar comportamentos e o papel que o município pode assumir neste tipo de transformações. "Desde 2015 que o Porto tem vindo a desenvolver uma estratégia ambiental ambiciosa. Neste momento, temos uma cidade, que, em 2030, quer ser circular e neutra em carbono", adiantou Filipe Araújo.

O também vereador da Inovação e da Transição Digital reconheceu o papel que a sociedade civil tem nas ambições ambientais da cidade. "O Pacto do Porto para o Clima reuniu em si as intenções das mais variadas organizações da cidade, em contribuir para a neutralidade climática. Projetos como o ReBOOT são a possibilidade prática que as empresas e as instituições têm em contribuir para a neutralidade carbónica e para a circularidade, entregando os seus equipamentos fora-de-uso ou participando nas sessões de capacitação e Repair Café", acrescentou.

Para além de Filipe Araújo, a sessão contou com a participação da diretora nacional da ERP-Portugal (Eurpean Recycling Plattform, entidade gestora dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE) e pilhas e acumuladores (PA) portáteis e industriais no mercado, Rosa Monforte, do presidente executivo da LIPOR, Fernando Leite, do administrador da Porto Digital, Paulo Calçada, e dos administradores da Porto Ambiente, Luís Assunção e Helena Tavares, que assinaram um protocolo de cooperação de gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Como participar no projeto

Sob o lema "Repara o teu computador. Transforma o mundo", o ReBOOT é uma iniciativa de recuperação, reparação e partilha de computadores, com o objetivo de poupar dinheiro e recursos naturais, bem como partilhar conhecimento e promover o acesso aos ambientes digitais. Organizado pelo Município do Porto, o projeto conta com a colaboração da Porto Digital, European Recycling Platform Portugal, LIPOR, Circular Economy Portugal e da empresa municipal Porto Ambiente, assim como com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), da Universidade Portucalense e da UPTEC.

Qualquer empresa ou pessoa pode participar no ReBOOT, preenchendo os diferentes formulários disponíveis: entrega de computadores fora de uso, apoiar na reparação dos equipamentos, pedir computadores reparados (apenas para as instituições particulares de solidariedade social-IPSS).

Os equipamentos podem ser entregues, diretamente, ao Município do Porto ou às empresas de gestão de resíduos parceiras: LIPOR, Porto Ambiente e European Recycling Platform.

Sessões de capacitação e reparação na Asprela

Com o apoio dos Recycle Geeks, as pessoas poderão aprender a diagnosticar e a reparar os seus próprios equipamentos ou reparar os equipamentos disponibilizados, através de sessões de capacitação e/ou eventos de reparação (Repair Café), realizados em diferentes instituições da Asprela.

As sessões de capacitação serão de seis horas no total, divididas em dois eventos, de três horas cada um. As sessões serão sempre na mesma semana, à segunda e à quarta-feira, das 18h às 21h00, no lobby de entrada da UPTEC da Asprela. Cada sessão contará com o máximo de 12 participantes.

Os Repair Café serão organizados nas instituições que apoiam o projeto, no decorrer do ano letivo, e anunciados com a antecipação necessária.

Posteriormente às sessões e aos Repair Café, os equipamentos reparados serão entregues a IPSS que tenham necessidades específicas deste tipo de equipamentos.

Projeto associado ao Asprela + Sustentável

A sessão de apresentação do ReBOOT terminou com uma chamada de ação a toda a região metropolitana e, mais em concreto, à cidade do Porto, suas empresas, entidades e munícipes. A concretização do projeto só será possível, segundo os seus responsáveis, através do envolvimento da sociedade civil, seja na reparação de equipamentos ou na entrega de equipamentos que já não usa.

O projeto está também associado ao programa financiado pelo EEA Grants, Asprela + Sustentável, cujo trabalho passa por áreas como as comunidades de energia renovável, mobilidade sustentável, eficiência energética e economia circular. O objetivo é criar um laboratório vivo de descarbonização naquela zona da cidade.

Para mais informações sobre o projeto ou para esclarecer outras dúvidas visite o site do programa ou contacte, através do email reboot@asprelamaissustentavel.pt.