Economia

Município lança plataforma onde o Talento se encontra com empresas e instituições de ensino e formação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Assumindo a gestão de talento como uma prioridade para o desenvolvimento económico e social da cidade, o Município do Porto tem já disponível uma plataforma “onde o talento se encontra”. O Observatório do Talento vem unir pessoas, empresas e instituições de ensino e formação.

Mais do que uma plataforma digital, a nova ferramenta pretende ser uma estrutura agregadora do ecossistema do talento, dinamizada através de um modelo de governação colaborativo. O Observatório do Talento é a face visível de um sistema de gestão e disseminação de informação estratégica sobre as dinâmicas do mercado de trabalho e competências na macrorregião Porto e Norte.

Para o vereador com o pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, “este projeto terá de ser crescentemente participado e apropriado, já que foi desenhado para a cidade, para as empresas, para as entidades de formação, para todos os agentes do ecossistema do talento”. Ricardo Valente reforça a certeza de que o Observatório do Talento é “um projeto pioneiro a nível nacional e europeu”.

Recorde-se que esta iniciativa do Município já recebeu o reconhecimento da Comissão Europeia, tendo sido destaque na primeira publicação da série daquela instituição dedicada a iniciativas inovadoras no contexto das Parcerias da Agenda Urbana.

Para a Comissão, a “iniciativa ambiciosa” da Porto. For Talent é a “joia da coroa” da estratégia municipal, uma vez que “funcionará como um balcão único para todos os aspetos relacionados com empregos e competências”, destinado a empregadores e trabalhadores.

“Além de fornecer um instantâneo da oferta e procura do mercado de trabalho digital, [o Observatório] irá analisar as necessidades de competências atuais e futuras. Também explorará questões relacionadas, como salários e condições de emprego”, detalha a publicação.

Na prática, a plataforma recolhe dados sobre as dinâmicas do talento desde diferentes perspetivas (oferta, procura e formação) à escala municipal, para toda a região Norte, combinando múltiplas fontes e ferramentas de recolha de dados como estatísticas oficiais, estudos, web scraping, juntamente com a proposta de um modelo de governança partilhada, fazem do Observatório uma ferramenta robusta para apoio à decisão de cada um dos agentes do ecossistema.

O Observatório tem já programada uma série de iniciativas como a criação de um conselho consultivo, encontros setoriais e estudos. No momento da apresentação da plataforma, no M.Ou.Co, onde foi inaugurada a exposição, “Onde o talento se encontra”, do fotógrafo João Cabral, o atual treinador de andebol do Futebol Clube do Porto, Magnus Andersson, que participou na qualidade de gestor de talento e medalhado olímpico, lembrou como “a atração, o desenvolvimento e a retenção de talentos, associados à gestão, são aspetos de dimensão nuclear para a viabilidade desportiva e económica dos clubes no seu contexto atual”.