Sociedade

Município lança ciclo de diálogo dirigido aos jovens da cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_arquitetos_01.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto lança em meados de dezembro o “Ciclo de Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto”, iniciativa que contempla vários laboratórios participativos online. O objetivo é incentivar os jovens entre os 16 e os 30 anos e as organizações de juventude da cidade a cocriarem a Estratégia da Juventude do Porto 4.0. As inscrições estão abertas.

Ao todo, serão dinamizados nove laboratórios participativos em formato online, entre 18 de dezembro e o final de fevereiro do próximo ano.

Explorar soluções com jovens, técnicos de juventude e decisores políticos é uma das finalidades do projeto que, na senda do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido – recorde-se que o Porto foi a primeira cidade do país a criar um Plano Municipal da Juventude – aponta agora para uma nova mira no horizonte: a construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0.

O processo, iniciado em janeiro de 2020 e aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal da Juventude, centra-se na participação democrática e abre possibilidade a todos os jovens da cidade terem uma palavra na elaboração da estratégia, que vai alimentar as futuras políticas e programas de juventude do Porto.

“Acreditamos que as jovens e os jovens são agentes de mudança e uma oportunidade para o Porto. Este ano, tão extraordinário, só veio reforçar o nosso compromisso, responsabilidade e vontade de superação para apoiar a participação democrática e descobrir novas soluções para amplificar a juventude. Queremos que jovens, organizações de juventude e parceiros locais agarrem este desafio para trabalharmos, juntos, visões para um Porto 4.0, e reforçarmos a governança de políticas de juventude consequentes e orientadas para o impacto”, destaca a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Os nove laboratórios do “Ciclo de Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto” dividem-se em três rondas; a primeira dedicada a cocriação de uma visão; a segunda à criação dos objetivos da Juventude do Porto; a terceira ao plano de ação e recursos para implementação da estratégia.

Na primeira atividade, agendada para os dias 18 e 19 de dezembro, os participantes vão trabalhar em equipa durante dois dias para criar um manifesto, incluindo o conceito de juventude, a abordagem para a juventude, valores e visão 4.0.

A segunda ronda, que vai realizar-se entre os dias 15 e 30 de janeiro de 2021, dedica um dia de trabalho para cada uma das sete freguesias da cidade e vai desafiar os participantes a definirem quais devem ser os objetivos da Juventude do Porto.

A terceira e última parte do ciclo de diálogo decorre nos dias 26 e 27 de fevereiro. Depois de identificadas as oportunidades e traçados os objetivos, será tempo de desenvolver um plano de ação para a implementação da Estratégia da Juventude do Porto 4.0, incluindo o papel da Câmara do Porto e o papel dos jovens.

As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas. Cada atividade envolverá 30 jovens e dez técnicos de juventude e decisores políticos, num total estimado de 360 participantes.

O projeto Erasmus+ #YouthUpPorto 2020 é desenvolvido pela Câmara do Porto e financiado pelo programa Erasmus+, através da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. Vai ser dinamizado em parceria com o Conselho Nacional de Juventude.