Ambiente

Município lança aplicação para potenciar o acesso a produtos biológicos locais através do telemóvel

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_App_Hortee_01.jpg

DR

O Município do Porto, em parceria com a startup nacional especializada na venda de frescos online, Hortee, vai lançar uma aplicação para telemóveis para permitir o acesso digital aos mercados da iniciativa Good Food HUBs. Pretende-se, assim, tornar a compra de produtos biológicos, sazonais, frescos e de proximidade ainda mais cómoda e a preços acessíveis. A Hortee é apresentada esta quinta-feira, 9 de novembro, às 15h30, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Através da plataforma, os consumidores vão poder escolher os produtos, as quantidades desejadas e o local de entrega. Numa primeira fase, a recolha ainda é apenas possível no Polo Universitário da Asprela. Através do telemóvel, torna-se, igualmente, mais simples a comunicação direta com o produtor, após encomenda ou a solicitação de informação mais específica.

A Hortee resulta de um processo de cocriação com produtores biológicos certificados e consumidores e tem como principais funcionalidades a segurança das transações, a garantia de prática de preços justos, a disponibilidade de produtos frescos, a redução do desperdício, promover a produção local e certificada.

Promovido pelo Município do Porto em colaboração com sete instituições, o Good Food HUBs tem como objetivo promover uma alimentação saudável, sustentável e local no Porto, a começar na Asprela.

Sob o lema "Muda a tua alimentação. Transforma o mundo", o projeto engloba eventos de entrega/venda de alimentos, workshops, a promoção de critérios de sustentabilidade nas cantinas e projetos de investigação relacionados com o sistema alimentar.

Desde a sua criação, em outubro de 2022 já realizou 57 mercados, onde participaram dez produtores. Os cerca de dois mil clientes que aderiram compraram mais de duas toneladas de alimentos biológicos, movimentando mais de sete mil euros.

O Good Food HUBs faz parte do “Asprela + Sustentável”, a estratégia municipal para a criação da primeira comunidade de energia renovável naquele quilómetro quadrado do conhecimento e da sustentabilidade.