Sociedade

Município lamenta falecimento do compositor e dramaturgo Jorge Constante Pereira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_medalha_honra_cidade_2022_45.JPG

Porto.

Faleceu esta terça-feira, 31 de janeiro, o compositor, dramaturgo e terapeuta de psicomotricidade Jorge Constante Pereira, aos 81 anos. À família e amigos, o Município do Porto endereça as suas condolências.

Formado pelo Instituto das Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suiça, Jorge Constante Pereira orientou as cadeiras de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, onde dirigiu o Centro de Estudos de Comunicação do Instituto de Investigação Científica. Em 1983, fundou a cooperativa O Fio de Ariana.

No âmbito do seu trabalho como compositor musical e autor de textos para teatro e televisão, compôs dezenas de canções, de onde se destacam, entre outros, A Árvore dos Patafúrdios (1984) e Os Amigos do Gaspar (1986) em colaboração com Sérgio Godinho.

Um dos seus primeiros trabalhos foi, em 1975, Cantigas de Ida e Volta, no qual musicou os poemas de Sidónio Muralha, Matilde Rosa Araújo e Maria Alberta Menéres, tendo os cantores Fausto, Vitorino e Sérgio Godinho interpretado os temas. Ao longo do seu percurso, sublinha a família, em comunicado enviado à agência Lusa, Jorge Constante Pereira dedicou grande atenção ao universo das crianças, com projectos para teatro, como o Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, novamente com Sérgio Godinho, no qual participou e escreveu, entre outras, a Canção dos Abraços.

A família do compositor acrescenta que Jorge Constante Pereira foi o elo entre Sérgio Godinho e José Mário Branco "quando os apresentou em Paris, onde ambos estavam exilados, constando ele próprio da lista de presos e perseguidos políticos do tempo da ditadura".

Jorge Constante Pereira é também autor de uma coletânea de recursos visuais e auditivos, "Digo o que faço - Faço o que digo", para apoio ao desenvolvimento da linguagem verbal e da comunicação.

Pai da deputada da Assembleia Municipal do Porto, eleita pelo Bloco de Esquerda, Susana Constante Pereira, foi distinguido, em 2022, com a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro. O velório vai realizar-se a partir das 13h00 de quarta-feira no Tanatório de Matosinhos, seguindo-se depois as cerimónias fúnebres às 16h30.