Turismo

Município já atribuiu selos “Confiança Porto” a 21 alojamentos turísticos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_centro_historico_36.JPG

Filipa Brito

O alojamento turístico “PortoVivo Quental Terrace” vai receber o selo “Confiança Porto” depois de ter visto o Executivo municipal aprovar por maioria, na reunião pública desta segunda-feira, o seu pedido de reconhecimento ao programa municipal, através de uma proposta assinada pela vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha.

O alojamento local (AL) junta-se, assim, a mais 20, que já tinham recebido idêntica distinção, em cerimónia realizada no renovado Mercado do Bolhão. Todas as candidaturas ao “Confiança Porto” são sujeitas a um conjunto de requisitos pré-definidos, que têm por base a excelência da oferta, em todas as suas vertentes. A proposta agora aprovada, com a abstenção das vereadoras do BE e CDU, refere que o AL obteve um "valor superior à pontuação mínima exigida para a obtenção do reconhecimento", tendo a avaliação sido efetuada pela equipa técnica e ouvida a Comissão de Acompanhamento.

O Programa Municipal de Reconhecimento “Confiança Porto”, implementado em 2021, reconhece a qualidade e excelência das unidades de alojamento turístico, com base em requisitos de gestão, acolhimento, serviço de limpeza, equipamentos e infraestruturas, manutenção e ambiente, segurança e envolvente, a que se juntaram, posteriormente e após revisão do seu regulamento, a sustentabilidade e economia circular, bem como a valorização de recursos humanos.

O “Confiança Porto” contribuiu também para a “Visão de Futuro para o Turismo”, plano apresentado, no final do ano passado, pela autarquia portuense. Pretende afirmar o Porto como um dos destinos mais sustentáveis e competitivos, assumindo o compromisso de envolver o setor e reforçar o desempenho sustentável do negócio, de forma a preservar a cidade, a qualidade de vida dos residentes e o nível de satisfação dos visitantes.