Urbanismo

Município investiu 900 mil euros na requalificação de várias ruas em Massarelos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A empreitada de requalificação das ruas Professor Abílio Cardoso, Professor Carlos Alberto Ferreira de Almeida e Professor Henrique David (parcial), todas localizadas em Massarelos, está concluída. As obras, efetuadas ao abrigo do programa Rua Direita representaram um investimento municipal na ordem dos 900 mil euros.

Iniciada em março de 2023, a intervenção global cumpriu o prazo previsto de um ano para a conclusão dos trabalhos. A empreitada incluiu desde o reperfilamento e pavimentação dos arruamentos, até às infraestruturas de drenagem de águas residuais domésticas, de águas pluviais, de telecomunicações e de iluminação pública, com a substituição dos equipamentos existentes por novos, de tecnologia led. Os trabalhos incidiram, ainda, na instalação de papeleiras e equipamentos enterrados de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, além de obras de paisagismo, requalificando os espaços verdes existentes dotando-os de uma rede de rega.

Os munícipes daquelas zonas da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos passam, também, a beneficiar de mais lugares de estacionamento, devidamente organizado, além de uma melhor acessibilidade pedonal, possível através da adoção de troços de via partilhada.

A intervenção foi da responsabilidade da GO Porto, empresa de gestão de obras do município, e da Águas e Energia do Porto, em agrupamento de entidades adjudicantes.

Lançado em 2018, o Rua Direita tem o objetivo de realizar uma reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade, que, durante décadas, não receberam qualquer intervenção. O foco do programa é em arruamentos do sistema viário correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou ruas degradadas em tecido consolidado.