Ambiente

Município intervém no património arbóreo da Praça de Mouzinho de Albuquerque

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_rotunda_boavista.jpg

A Câmara do Porto, no sentido de melhorar as condições de desenvolvimento das árvores e prevenir as condições de segurança de pessoas e bens, vai providenciar intervenções ao nível de podas de 200 árvores na Praça de Mouzinho de Albuquerque (vulgarmente conhecida por Rotunda da Boavista).

Esta intervenção é decidida a partir do processo de monitorização e manutenção do arvoredo municipal e relatório do estudo fitossanitário às árvores da praça, elaborado por uma empresa externa, e passa pelo abate de três árvores de pequenas dimensões, mal estruturadas e/ou sem flecha, 156 intervenções de podas de manutenção/coabitação e 41 podas de segurança/rebaixamento.

Estas operações vão obrigar a alguns condicionamentos de trânsito e mobilidade pedonal próximo dos exemplares a intervir (ver anexo). A manutenção do arvoredo interior da rotunda será realizado nas semanas de 22 de janeiro a 2 de fevereiro, sem qualquer impacto sobre o trânsito viário, mantendo somente os condicionamentos de circulação pedonal junto a cada uma das áreas interiores que vai sendo intervencionada.

A manutenção do arvoredo da faixa perimetral exterior da praça tem datas previstas de trabalhos aos sábados, nomeadamente nos dias 20 e 27 e 3, 10 e 17 de fevereiro.

As referidas intervenções vêm potenciar a qualidade e segurança do património arbóreo, nomeadamente ao incrementar as condições de desenvolvimento que possibilitem o equilíbrio ambiental e paisagístico daquele jardim, em linha com a estratégia seguida pela autarquia em toda a cidade.