Política

Município formalizou apoio para a reconstrução do hospital da Cidade da Beira

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assinou esta semana com a Health4Moz, ONGD - Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento com sede no Porto, um protocolo que formaliza o apoio financeiro do Município, no montante de 100 mil euros, para a reconstrução do hospital da cidade da Beira. Este equipamento ficou completamente destruído à passagem do ciclone Idai, que assolou Moçambique em março.

A Heath4Moz desenvolve um reconhecido e meritório trabalho de terreno em Moçambique e, em particular, também na Cidade da Beira, "onde se encontra envolvida em programas e projetos de assistência humanitária nas áreas da saúde, incluindo ações de formação, assistência médica, medicamentosa e alimentar e capacitação do pessoal médico local", refere o protocolo.

Após a catástrofe natural, que deixou em boa parte do território moçambicano um rasto de mortos, desalojados e destruição, atingindo infraestruturas fundamentais da cidade como escolas, unidades de saúde, rede viária e redes de abastecimento de eletricidade e águas, Rui Moreira prontamente anunciou o apoio do Município à Cidade da Beira, geminada com o Porto.

Tendo sido identificada a necessidade urgente da reconstrução do hospital da Cidade da Beira, com a necessidade premente de recuperar "em definitivo funções médicas perdidas por aquela unidade durante a catástrofe", o Executivo municipal aprovou por unanimidade destinar 100 mil euros para este fim.

Adicionalmente, por proposta de Rui Moreira, foi ainda deliberado o envio de 10 mil euros para uma rápida intervenção na Escola Portuguesa na Beira, na sequência de um contacto estabelecido pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Novas formas de cooperação futura estão ainda a ser equacionadas, depois de o autarca ter recebido o Cônsul de Moçambique no Porto e Zona Norte de Portugal, Agostinho Milton.